UnirG realiza V Encontro de Psicologia

26 de Agosto de 2014

Encontro PsicMais de 150 estudantes, professores e profissionais lotaram o auditório do Sesc na noite de ontem, 25, na abertura do V Encontro de Psicologia do Centro Universitário UnirG. Este ano o evento aborda o tema “Um diálogo entre a prática e a construção do saber”, e é realizado em comemoração ao Dia do Psicólogo, 27 de agosto.

A solenidade contou com a participação da Orquestra Jovem de Cordas, do Projeto Ciranda das Artes, que executou peças do repertório do grupo.

Estiveram presentes representantes da direção da UnirG, que destacaram a importância do evento para a comunidade acadêmica.

Encontro Psic 4

O coordenador do curso de Psicologia, Vinícius Marinho, agradeceu o apoio da Fundação ao curso, e lembrou as comemorações pelos 52 anos da regulamentação da profissão de Psicologia no Brasil. “A Psicologia não está pronta e é no meio acadêmico que temos a oportunidade de fazer ciência, relacionar prática e teoria na construção do saber”, disse.

A integração entre os membros da academia também foi lembrada pelo reitor da UnirG, Alexandre Dias. Para ele, “o trabalho conjunto de professores, alunos e coordenação faz muita diferença. A Academia é o ponto de partida e a constante caminhada contribui para a melhoria do ensino oferecido aos estudantes”.

O presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, ressaltou a importância do psicólogo na atualidade. “Certamente a Psicologia é uma das áreas mais relevantes tendo em vista a forma como o mundo moderno está estruturado. Existe uma grande demanda e o nosso desejo é de que os acadêmicos saiam daqui bem formados e possam atender a sociedade de forma qualificada”.

Encontro Psic 1Rise Rank, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, lembrou a inter-relação da Psicologia com outras áreas do conhecimento e anunciou a abertura do curso de Pós-graduação lato sensu Psicologia Clínica: avaliação e intervenção, que será lançado no próximo ano pela UnirG.

De acordo com o Pró-reitor de Graduação e Extensão, Jean Carlo Ribeiro, “precisamos estar atentos para a aproximação entre a prática e a construção do saber. Devemos atacar os problemas sociais a partir de um olhar contextualizado sobre uma sociedade carente e dar a nossa contribuição diante deste quadro”.

A coordenadora de estágio do curso, Paula Scotta, agradeceu o empenho da comissão organizadora do evento, a participação dos acadêmicos e ressaltou a importância do tema da palestra de abertura do encontro.

Palestra

Encontro Psic 5“Grupo de enfrentamento do Luto e o papel do Psicólogo”, foi o tema da palestra da noite, com Taíza Lúcia Berlingieri, psicóloga especializada em Terapia e cuidados relacionados ao Luto, em Jaboticabal (SP).

Berlingieri falou sobre o atendimento psicológico a pessoas que tiveram algum tipo de perda. “Podemos vivenciar diversos tipos de luto ao longo da vida. Mudanças, separações, por exemplo, provocam pequenos lutos. A morte certamente é o mais difícil porque não aceitamos”.

Ainda segundo a psicóloga, “a morte é parte da vida do ser humano, por isso é melhor aprender a lidar com a situação do que fugir como se ela não existisse”.

O V Encontro de Psicologia segue até amanhã, 27. Confira a programação.

Encontro de Psicologia