Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
12 de Agosto de 2014
Professores e alunos do curso de Medicina estiveram reunidos no último sábado, 09, para a I Jornada de Internato do curso de Medicina do Centro Universitário UnirG, no auditório do campus I da Instituição. Ao longo do dia foram realizadas palestras com temas de interesse de acadêmicos internos e preceptores (orientadores das atividades de internato).
A abertura do evento contou com a presença do reitor do Centro Universitário UnirG, Alexandre Dias, do vice-reitor, Victor de Oliveira e do coordenador do curso de Medicina, Marcos Renato Herrera.
De acordo com o coordenador do curso de Medicina, Marcos Herrera, “o internato médico é um treinamento em serviço, ou seja, é uma preparação prática do que é ser médico. A cada início de semestre surgem dúvidas sobre o funcionamento e a estrutura do internato. Nossa proposta é conversar sobre esses pontos que interessam professores e alunos”.
“Esse evento é um momento importante para a discussão do internato. Nós ainda precisamos amadurecer, temos questões a serem melhoradas e isso é possível quando ocorre um debate deste nível”, disse o reitor da UnirG, Alexandre Dias.
A primeira palestra foi ministrada pelo coordenador do curso de Medicina, Marcos Renato Herrera, que abordou a Legislação Vigente e suas implementações. O coordenador destacou as Diretrizes Nacionais do curso de Medicina, direitos e deveres do interno, os objetivos do internato, entre outros assuntos.
Os Desafios nos Campos de estágio de Internato no Tocantins foi o tema da palestra do professor Dr. Neilton Araújo de Oliveira, Assessor de Desenvolvimento Institucional da Universidade Federal do Tocantins e Coordenador do Núcleo de Estudos da Saúde do Tocantins.
Para Oliveira, “a experiência do internato médico deve permitir ao aluno conhecer a realidade da região, atuando na promoção e proteção da Saúde de forma integral. É importante que o olhar do médico enxergue muito mais do que a doença, mas que perceba os outros fatores que também estão relacionados à qualidade de vida da população, como Educação e Cultura, por exemplo”.
Ainda pela manhã, o Coordenador do Programa de Internato Rural da UFT, Nilton Vale Cavalcante, falou sobre o Internato Interinstitucional.
A I Jornada de Internato do curso de Medicina do Centro Universitário UnirG também contou com palestras do preceptor do Internato em Peixe (TO), professor Vladimir Tamayo Maestre; da Enfermeira Elen Alves de Souza, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HRG; da professora da UnirG, Alaíde de Miranda Santiago Terra e do coordenador de estágio do curso de Medicina da UnirG, Renhard Langen.