UnirG poderá ser parceira da Unicamp para oferta de Mestrado e Doutorado

06 de Junho de 2014

Em um encontro entre os gestores da Fundação e Centro Universitário UnirG e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), realizado na última semana em Campinas (SP), foi discutida a possibilidade de um convênio para a oferta de Mestrado Interinstitucional (Minter) e o Doutorado Interinstitucional (Dinter), em Gurupi.

reunião spParticiparam da reunião o vice-reitor da Unicamp, Álvaro Crosta, a Pró-reitora de Pós-graduação, Drª Ítala Maria Loffredo, o Presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o Reitor do Centro Universitário UnirG,  Alexandre Dias, além das professoras, MSc. Adriana de Miranda Santiago Terra, Drª. Lady Sakay, Sandra de Cássia Amorim Abrão Arlem Chenia Silva Ferreira.

De acordo com o reitor, a UnirG irá estudar o contrato da Unicamp e analisar a viabilidade do intercâmbio do Minter e do Dinter. “Trouxemos o modelo das minutas do convênio para que a nossa procuradoria jurídica juntamente com a Propesq analisem a área a ser atendida e a demanda dos cursos. Essa ação irá consolidar a política da Casa, afinal já oferecemos um Minter na área da saúde com a Universidade Federal de Goiás”, disse Alexandre Dias.

Atualmente a UnirG mantém uma parceria com a UFG para a oferta do Minter em Doenças Tropicais e Saúde Pública. Iniciado em 2013, o Mestrado é direcionado aos professores da UnirG com graduação plena na área da saúde e ciências afins.

Para o presidente da Fundação, Sávio Barbalho, na parceria com a Unicamp será avaliada a oferta da especialização não apenas aos professores, mas também aos egressos da Instituição. A intenção é que se dê oportunidade aos ex-alunos de se aprimorarem, e consequentemente, seja ofertado um serviço com maior qualidade para nossa região.

“Por sermos uma Instituição pública, segundo Lei a UnirG poderá custear o curso apenas para professores efetivos, já que deveremos comprovar as despesas ao Tribunal de Contas”, declarou Barbalho.

Parque Tecnológico

A viagem também possibilitou a visita ao Laboratório de Educação Assistiva, que será implantado na UnirG, e os projetos implantados no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp.

O Parque Científico e Tecnológico da Unicamp envolve um conjunto de áreas para instalações dedicadas a abrigar competências científicas e tecnológicas e laboratórios de inovação, voltados para o desenvolvimento e execução de projetos de pesquisa financiados por instituições públicas e privadas.

Segundo o reitor, Alexandre Dias, o Parque reúne em torno de 70 empresas encubadas. “Tivemos um visita enriquecedora, pois conhecemos também as instalações e como funciona a segurança e a tecnologia de ponta que é utilizada em benefício das empresas instaladas no Parque. Muitas delas já são conceituadas no mercado, como as de Embalagens Tetra Pak e a Santa Bárbara d'Oeste na área da genética bovina, que estão no local juntamente com empresas iniciantes”, finalizou o reitor.

(Créditos: Gestores da UnirG e da Unicamp discutindo parceria)

(Foto: Ascom/unirG)