Rap “Gurupi pede Socorro” é o vencedor do 7º FUC

23 de Maio de 2014

O encerramento do V Congresso Científico do Centro Universitário UnirG fechou com chave de ouro. A realização da final da sétima edição do Festival Universitário da Canção da UnirG (FUC), que ocorreu na noite de ontem, 22, no pátio do centro administrativo, reuniu acadêmicos, professores e comunidade gurupiense.

vencedor FUC7O vencedor desta edição foi o acadêmico do Instituto Federal do Tocantins, campus em Gurupi, Éberson dos Santos, com o Rap Gurupi pede Socorro. A melodia evidencia o problema do consumo e tráfico de drogas.

De acordo com o organizador do FUC,o  professor Paulo Albuquerque, ao todo foram mais de 27 canções inscritas, das quais 14 foram selecionadas. “A música vencedora impressionou a todos nós com a mensagem simples, porém forte e oportuna para o momento que estamos vivenciando, infelizmente em nossa cidade”, declarou.

Éberson, além de compositor é estudante de Artes no IFTO, professor de dança de rua e desenvolve projetos sociais. “Não caiu a ficha ainda”, disse ovencedores do FUC ganhador do Festival, ao receber a premiação.

Foram premiadas ainda: em segundo lugar, Hoje eu fui um andarilho de Frederico Rosa Fonseca, que é estudante de Medicina na UnirG; em terceiro Lugar ficou João Batista Baima Junior, também estudante de Medicina na UnirG com a música Acalento; em quarto ficou a música O meu Forró, de Vinícius Estéfano da Rocha, estudante da UnirG, também de Medicina; e em quinto foi classificada a música Coragem, também de autoria de João Batista Baima Junior.

professores FUC7João Baima Junior, o mais agraciado da noite, levou ainda o prêmio de melhor intérprete. Além de ser a vencedora do Festival, Gurupi pede socorro caiu no agrado da platéia, levando outro prêmio o de música mais popular.

Na oportunidade, os professores da UnirG, Mira Benvenuto, Paulo Albuquerque, Antônio Roveroni  e o pró-reitor de graduação e extensão Jean Carlos Ribeiro,  se apresentaram dando um show de talento.

O presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, destacou o sucesso do Congresso e da realização do FUC. “Foi muito bom ver gente da comunidade acadêmica, da sociedade e professores engajados em prol da cultura, marcando presença e mostrando seus talentos. Isso demonstra cada vez mais que investir na cultura é o caminho correto”, falou.

Barbalho acrescentou ainda que “esses três dias de Congresso mostraram que essa é a fórmulaMira FUC7 de sucesso para o futuro dos nossos profissionais, unir o conhecimento, a pesquisa e a cultura, agregando uma forma diferenciada e divertida aos nossos alunos, oferecendo momentos de aprendizagem que não sejam apenas em sala de aula”, finalizou o presidente.

Premiação

O vencedor receberá a quantia de R$ 2.000, o segundo lugar receberá R$ 1.000, o terceiro R$ 500, o quarto R$ 300 e o quinto lugar R$ 200. Já a canção premiada como música mais popular (escolhida pelo público) e o melhor intérprete receberão um troféu. O artista plástico gurupiense, João Paulo Maciel, será novamente o criador do troféu.

publico FUC7O presidente avisou que a partir da próxima semana serão realizados os pagamentos das premiações. “Dependemos apenas do cumprimento do prazo legal para concluir os pagamentos dos vencedores”, finalizou Barbalho.

Os participantes foram acadêmicos Universidade Federal do Tocantins (UFT), do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e do Centro Universitário UnirG, das cidades de Gurupi e Tocantinópolis.

A ideia da Fundação UnirG em realizar o Festival é de fomentar a produção e difusão musical no âmbito universitário do Tocantins.

(Fotos: Ascom/UnirG)

(Créditos: Cláudio Frascari)