Aulona do curso de Jornalismo discute tema Morte

28 de Março de 2014

Os acadêmicos do curso de Comunicação Social/Jornalismo do Centro Universitário UnirG participaram na noite desta quarta-feira (27) de mais uma sessão no Cine/Sesc, com o filme A Partida.

A intenção da coordenação do curso é levar conhecimento aos alunos por meio da arte, além de socializar todos os alunos do curso. “Estes filmes foram escolhidos com muito critério para ajudar na formação dos nossos acadêmicos. Arte é sensibilidade, e jornalismo também”, disse o professor e coordenador de estágio do curso, Paulo Albuquerque, minutos antes da exibição do filme.

O filme A Partida, dirigido por Yojiro Takida, foi sugerido pelo professor de filosofia José Carlos e trata da temática Morte. Antes da exibição, o professor chamou a atenção para a forma como a mídia local vem noticiando a morte, sem o menor pudor ou respeito.

Os acadêmicos assistiram atentamente ao filme e depois ouviram do professor José Carlos algumas reflexões filosóficas sobre o tema.

A Aulona é uma atividade especial que faz parte do calendário acadêmico de Jornalismo. A intenção é enriquecer o aprendizado dos estudantes discutindo temas variados relacionados à comunicação.

Sinopse do filme

Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki) tem o sonho de tocar violoncelo profissionalmente. Para tanto se endivida e compra um instrumento, conseguindo emprego em uma orquestra. O pequeno público que comparece às apresentações faz com que a orquestra seja dissolvida.

Sem ter como pagar, ele devolve o instrumento e decide morar, com sua esposa Mika (Ryoko Yoshiyuki), em sua cidade natal. Em busca de emprego, ele se candidata a uma vaga bem remunerada sem saber qual será sua função. Após ser contratado, descobre que será assistente de um agente funerário, o que significa que terá que manipular pessoas mortas. De início Daigo tem nojo da situação, mas a aceita devido ao dinheiro. Apesar disto, esconde o novo trabalho da esposa. Aos poucos ele passa a compreender melhor a tarefa de preparar o corpo de uma pessoa morta para que tenha uma despedida digna.

(Texto produzido pelo acadêmico Marcelo Sousa, 6º período de Jornalismo, sob a supervisão da professora Katarina Muniz)