UnirG tem êxito com negociação da dívida com Proeducar

30 de Janeiro de 2014

Novamente ontem, 29, os representantes da Fundação UnirG estiveram reunidos em Palmas, com responsáveis da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), técnicos da Secretaria da Fazenda do Tocantins (Sefaz), e membros da Escola Técnica de Saúde do Tocantins – Etsus, para negociar o pagamento do Programa de Crédito Educativo do Governo do Estado do Tocantins - Proeducar.

foto acerto proeducarParticiparam da reunião o presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, o procurador jurídico, Valdivino Passos, a diretora administrativa e financeira, Danielle Mesquita, e os representantes da Sedecti, Patrícia Alves, da Sefaz, Vera Siqueira, e da Etsus, Andréia C. de Fretias.

Depois de mais de seis meses de negociação, as partes chegaram a um entendimento sobre os valores efetivamente devidos: A UnirG deve ao Estado, a quantia de R$ 2.475.497,38, referente ao convênio de internatos e estágios dos acadêmicos na rede estadual de saúde relacionado aos anos de 2007 a 2012; e o Estado deve a título de Proeducar a quantia de R$ 4.273.429,50.

“A nossa dívida será paga à Sedecti com fornecimento de materiais e equipamentos às unidades de saúde, preferencialmente destinados aos locais onde nossos alunos atuam, conforme prevê o convênio firmado entre as partes, tão logo as parcelas forem sendo creditadas na conta da Fundação, repassadas pela Secretaria da Fazenda”, explicou Barbalho.

Em relação aos valores destinados efetivamente à UnirG, R$ 1.797.932,21, serão repassados pela Sedecti para a Instituição em vinte parcelas de R$ 89.896,61, a começar no dia 20 de fevereiro deste ano.

“Essas negociações vêm sendo realizadas desde julho do ano passado e somente agora foram acertadas. Uma das questões que contribuiu para que isso não ocorresse anteriormente foi em razão de que o valor apresentado pela Sedecti como crédito da UnirG não era o mesmo apresentado pela Instituição, existindo assim uma diferença de R$ 382.229. Com a correção do valor, o acordo pôde enfim ser efetivado”, acrescentou o presidente.

O documento final, após ser assinado pelo governador do Estado, Siqueira Campos, pelo secretário da Sedecti, Paulo Massuia, pela secretária da Sesau, Vanda Paiva, e pelo presidente da Fundação UnirG, Sávio Barbalho, será homologado em juízo, já que a questão estava em Instância Judicial.

Segundo Sávio Barbalho, o valor destinado à UnirG será priorizado em investimentos feitos nos cursos da Instituição. “Faremos uma reunião com a reitoria, coordenadores de cursos e representantes da classe acadêmica para que a decisão dos investimentos seja em conjunto”, finalizou o presidente.

As informações sobre a reunião anterior que deram início as propostas apresentadas pela Sedecti podem ser lidas aqui.

(Foto: Reunião entre os representantes da UnirG, Sedecti, Seplan e Etsus)