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29 de Outubro de 2013
Representantes do Centro Universitário UnirG participaram no último dia 23, do Seminário Regional sobre Autoavaliação Institucional e Comissões Próprias de Avaliação (CPA) promovido pela Direção de Avaliação Superior -DAES / Coordenação Avaliação Superior - CAES/ INEP/MEC. O encontro foi realizado em Belém (PA).
Na ocasião, um dos assuntos em pauta foi apresentado e discutido sobre novos instrumentos de avaliação institucional. A Comissão Permanente de Avaliação da UnirG (CPA) e a Assessoria Pedagógica da Reitoria estiveram presentes no evento contribuindo com as discussões nos grupos de trabalho e nas plenárias com consolidação de propostas discutidas.
O foco principal da apresentação foi a reestruturação do instrumento de avaliação institucional externa considerando os princípios fundamentais do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES): responsabilidade social, reconhecimento da diversidade do sistema e avaliação a partir de um conjunto integrado de indicadores de qualidade – Lei 10.861 -art.2º.
As alterações no instrumento de avaliação externa incluem a inclusão de novos indicadores de qualidade sobre internacionalização, egressos, inovação tecnológica e propriedade intelectual e a reorganização das dez dimensões em 05 eixos, são eles: Planejamento e autoavaliação; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de gestão e Infraestrutura física.
De acordo com a professora Edna Maria Pinho, membro da CPA o seminário discutiu ainda, os impactos dessas alterações nos documentos de registros dos resultados da autoavaliação, os relatórios parcial e final. “Foram tratadas questões como a periodicidade do processo avaliativo, estrutura e formato dos relatórios parcial e final e as propostas de inserção de novos indicadores para orientar o trabalho de autoavaliação coordenados pelas CPAs, como: política de educação ambiental, relações étnico raciais, acessibilidade, educação e direitos humanos”, declarou.
Foram propostos pelos participantes a inclusão de indicadores no eixo 5, tais como: área de convivência para corpo técnico administrativos e alunos, infraestrutura para CPA.
Durante o evento algumas CPAs socializaram suas experiências por meio da apresentação de artigos no formato de pôsteres e exposição oral. “As atividades e discussões realizadas foram muito produtivas e reafirmaram o foco da avaliação do ensino superior destacando a importância da avaliação institucional; a necessidade de relacionar avaliação institucional e planejamento da gestão universitária; o processo de autoavaliação como reflexo da missão, do tamanho e das políticas das instituições de ensino superior, além do caráter formativo da autoavaliação”, acrescentou Pinho.
Os novos instrumentos de avaliação externa e de autoavaliação estarão disponíveis para avaliadores e CPA’s após homologação e ampla divulgação pelo MEC/ INEP e farão parte do processos de avaliação 2014-2015 da Instituições.
CPA
A CPA/UnirG é uma comissão composta por representantes de todos os segmentos da IES e, também, da sociedade civil organizada, cuja as funções são de coordenar, articular, planejar e organizar o processo interno de avaliação. Cabe á CPA manter o interesse da comunidade universitária pela avaliação, assim como, garantir a inter-relação entre atividades pedagógicas, gestão acadêmica e administrativa.