Alunos de Pedagogia participam de Trilha Ecopedagógica

06 de Maio de 2013

No último sábado, 04, a turma do 6° Período de Pedagogia realizou a Trilha Ecopedagógica na chácara da Cerâmica Tocantins – TETO, do proprietário Jaime Xavier, localizada no município de Gurupi/TO.

Essa foi uma ação interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Conteúdo e Metodologia de Ciências e de Geografia, coordenada pela professora Maria Leci de Bessa Mattos. Teve como objetivo fazer a interpretação das informações colhidas na trilha observando a relação dos recursos naturais, juntamente com a comparação da ação do homem no meio ambiente, e conhecer como funciona uma cerâmica de forma sustentável.

Antes da realização da trilha a turma teve uma palestra ministrada pelo professor da UnirG, Paulo Henrique Costa Mattos, com tema “O meio ambiente e o modelo de crescimento econômico do Estado do Tocantins”. O professor apresentou dados econômicos, sociais e ambientais do Estado, com destaque para o intenso processo de destruição e agressão ao meio ambiente, provocados principalmente, pelos grandes projetos do agronegócio, das grandes usinas hidrelétricas e obras de infraestrutura, que tem atingido diversos biomas, ecossistemas e rios, a exemplo do cerrado, das florestas de babaçu, matas siliares e rios como o Javaés, Tocantins e o Araguaia.

“Frequentemente as pessoas não pensam sobre como consome os recursos naturais do planeta e como poderia haver uma sociedade mais sustentável se ocorresse uma maior responsabilidade e compromisso com o uso racional dos recursos naturais e com o meio ambiente”, ressaltou a professora de Pedagogia, Maria Leci de Bessa.

Após a palestra, houve uma conversa com o proprietário, Jaime Xavier, sobre a relação do homem com o meio ambiente, dos problemas gerados por uma sociedade consumista, individualista. Os alunos aproveitaram para conhecer o funcionamento da cerâmica.

“A turma percebeu que nos pequenos gestos do dia a dia pode fazer uma grande diferença para o meio ambiente. Desenvolver sustentavelmente é a melhor escolha de um grande empreendimento. Isso garante que o passado seja conservado, que o presente seja mantido e o futuro prolongado”, acrescentou a pedagoga.

A trilha ocorreu na floresta local e no entorno da represa. Durante o passeio houve um debate sobre o papel do educador na formação dos cidadãos na criação de uma nova mentalidade que respeite a vida, o meio ambiente e incentive práticas sustentáveis.

“Com essa experiência as acadêmicas tiveram a oportunidade para exercitar a teoria e aprender uma metodologia de pesquisa e de organização de novos saberes. Conseguimos mostrar que há possibilidade de aplicar esse aprendizado com as crianças da educação infantil e do ensino fundamental”, finalizou Bessa.