Projeto da Liga de Fisiologia é divulgado pelo Jornal do Revendedor Petrobrás

04 de Janeiro de 2013

Melhorar a qualidade de vida dos caminhoneiros é a proposta do projeto “Saúde na estrada”, desenvolvido entre setembro a novembro de 2012, pela Liga de Fisiologia do Centro Universitário UnirG, no Auto Posto Décio, Na BR-153 Km 667, em Gurupi. A ação foi divulgada no Jornal Revendedor Petrobrás.

Cerca de 20 ligantes, acadêmicos do curso de Medicina da UnirG, realizaram mais de 300 atendimentos orientados pelos professores Adolpho Dias Chiacchio e Janne Marques Silveira.

De acordo com o acadêmico José Tarcísio Ferreira de Lima, o objetivo foi de identificar as doenças primárias ou pré-existentes como hipertensão arterial, diabetes, obesidade e muitas outras que estão presentes no universo dos caminhoneiros.

“Realizamos as atividades quinzenalmente e fomos bem aceitos. O acesso deles ao controle ambulatorial torna-se difícil em função de estar sempre em trânsito, e não ter com isso, disponibilidade para um agendamento ou dificuldade em um acompanhamento efetivo”, disse o aluno.

Os caminhoneiros responderam a um questionário sobre hábitos de vida, passaram por aferição da Pressão Arterial (PA) e pela avaliação do Índice de Massa Corpórea (IMC), mediram a circun­ferência abdominal, fizeram o teste de glicemia e receberam orientações.

A liga deverá renovar o projeto para o primeiro semestre deste ano.

Confira a publicação na página 09, do Jornal Revendedor aqui.