Alunos de Psicologia realizam projeto Educando para Preservar

23 de Setembro de 2015

Com o tema Educando para Preservar os alunos do nono período de Psicologia da UnirG desenvolveram um projeto com intuito de educar e sensibilizar a comunidade universitária para o tema sustentabilidade. A atividade faz parte da disciplina Psicologia Ambiental.

mudasDe acordo com a professora da disciplina, Márcia Padilha, a ideia da educação ambiental é sensibilizar para a importância da transformação social apoiada no diálogo e exercício da cidadania, por meio dos valores culturais, morais, justiça, saúde e noção de cidadania.

“Foi proposto aos alunos que eles fizessem 10 ou mais mudas de plantas frutíferas ou medicinais em suas residências. Nós solicitamos também ao viveiro municipal a doação de 200 mudas para distribuirmos. Com isso pretendemos despertar a consciência e o respeito das pessoas com a natureza, minimizando os impactos ambientais que temos vivenciado”, disse.

Por meio do projeto serão distribuídas no dia 08 de outubro mudas de plantas para alunos e professores do campus II da UnirG.

Para a estudante, Narla Núbia Rodrigues, a disciplina ensina mais do que a importância do relacionamento do sermudas1 humano com a natureza, ela instrui uma nova percepção do habitat natural.  “A falta do convívio com a natureza pode causar também estresse, transtorno obsessivo compulsivo e até depressão. É importante esse relacionamento para que possamos ter uma vida mais saudável”.

A estudante conta ainda que sua experiência rendeu bons frutos na melhoria da própria qualidade de vida, mas explica que no início foi resistente. “Eu nunca gostei de acordar cedo para cuidar das plantas, mas a partir dessa experiência minha vida mudou. Hoje tenho também uma horta, faço caminhada e vejo o quanto a natureza me faz refletir sobre o que está a minha volta. O que antes me incomodava hoje me dá prazer”, lembrou.