Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
09 de Julho de 2025
O Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico, comemorados em 8 de julho, homenageiam pesquisadores que dedicam suas vidas no desenvolvimento de tecnologias e soluções que transformam a sociedade. Na Universidade de Gurupi - UnirG, esses profissionais estão presentes nas mais diversas áreas do conhecimento.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Gurupi - UnirG, PhD. Walmirton Bezerra D'Alessandro, a pesquisa é um dos pilares que sustenta a missão institucional da UnirG. “Essa semana comemoramos a data que reconhece o papel essencial da produção científica para o avanço da sociedade. Nesse momento, reforçamos nosso agradecimento e respeito a todos que acreditam no poder da ciência para construir um futuro mais justo, sustentável e inovador”, destacou.
“Homenageamos a todos os nossos pesquisadores e colaboradores que, com dedicação, ética e compromisso, constroem diariamente o conhecimento que transforma vidas, fortalece o SUS, promove educação de qualidade e impulsiona o desenvolvimento da região Norte e do Brasil”, afirmou o pró-reitor.
Pesquisa científica e docência
Para a professora e pesquisadora da UnirG, Dra Marcilene de Assis, a trajetória na pesquisa iniciou ainda na graduação, por meio da relação entre linguagem, cultura e sociedade. “Sempre me instigou o modo como o conhecimento se constrói em diferentes contextos, especialmente na intersecção entre saberes acadêmicos e tradicionais. Com o tempo, essa motivação se ampliou para temas como justiça social, educação e direitos dos povos originários” disse a docente.
“Aqui na UnirG desenvolvo atividades em projetos de intervenção comunitária, coordenando projetos voltados aos povos indígenas do Tocantins, especialmente com o povo Javaé. Uma das conquistas que mais me orgulha é a publicação de livros bilíngues (em português e na língua indígena) com narrativas da cultura Javaé. Ver o impacto dessas iniciativas reafirma, todos os dias, o sentido da pesquisa que escolhi fazer”, finaliza Dra. Marcilene.
Comunicação e ciência
A Pós-Doutora em Educação, Dra e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, Joyce Karoline Pontes, afirma a responsabilidade da participação ativa na pesquisa. “Como jornalista e professora, senti a responsabilidade de não apenas registrar histórias, mas também participar ativamente na formação crítica de cidadãos e na produção de conhecimento. Essa dupla função me permite aproximar a ciência da sociedade e formar novas gerações conscientes e engajadas na pesquisa, ensino e extensão”, disse Joyce.
“Nestes seis meses como docente da UnirG e coordenando o curso de Jornalismo, já colhemos ótimos frutos, o curso participou com apresentações e trabalhos publicados no maior Congresso de Comunicação da Região Norte (Intercom). Também desenvolvemos no primeiro semestre de 2025, o Projeto de Extensão Rum Conversa, com ações em Natividade e Alvorada, consolidando o tripé ensino, pesquisa e extensão como pilares fundamentais para a formação do discente no curso”, finalizou.
Papel dos pesquisadores e o compromisso com educação de qualidade
Em um cenário cada vez mais movido por dados e evidências, o papel do pesquisador científico nunca foi tão essencial. Além de pesquisas, eles contribuem diretamente com desenvolvimento sustentável, políticas públicas, inovação e formação de profissionais.
Nesta data, a UnirG parabeniza todos os profissionais que atuam com dedicação para o desenvolvimento e reforça a importância do investimento em educação de qualidade.
Texto: Nathália Costa
Edição: Luciene Marques
Fotos: Arquivos pessoais