Livro sobre alfabeto Javaé é lançado na Gurupi + Tech – 9ª Sicteg

27 de Outubro de 2023

A obra “Iny rybè my Ijyy: alfabeto Javaé contextualizado” foi lançado na tarde de ontem, 26, durante a Gurupi + Tech – 9ª Sicteg, que está sendo realizada no campus Jacinto Nunes da Silva.

O evento contou com a presença de indígenas, autoridades, professores e estudantes do Ensino Médio e de várias instituições de ensino superior.

Para a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, “Gurupi tem despontado, com instituições de ensino que buscam soluções para os problemas da região. Isso traz desenvolvimento, riquezas, promove o empreendedorismo”.

A coordenadora do projeto de pesquisa “Multi(letramentos): contribuições para o ensino”, Drª Marcilene Araujo, destacou que a obra é resultado de um trabalho que promove a cultura do povo Javaé.

“É um trabalho feito por eles e para eles, de forma colaborativa. As escolas nas aldeias já desejam usar a obra como recurso didático-pedagógico, o que demonstra a boa aceitação do trabalho. Para a UnirG, esse é um projeto que estreita as ações de ensino, pesquisa e extensão”, disse Araujo. O livro já foi lançado Boa Esperança e Kanoano, na Ilha do Bananal.

Também participaram do evento, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda; a Reitora da UnirG, Drª Sara Falcão; o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG, Dr. Fábio Pegoraro; a Secretária de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Talita Pereira; o Diretor Regional de Ensino, Antônio Carlos Pakalolo, entre outras autoridades.

A equipe que desenvolveu o projeto é interdisciplinar e envolve professores e acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Psicologia e Medicina. Também conta com a parceria de pesquisadores discentes e docentes do Centro de Ensino Médio Bom Jesus - CBJ, Instituto Federal do Tocantins - IFTO, Universidade Federal do Tocantins - UFT e Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT. O grupo integra o Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS).