Primeira turma de estudos complementares recebe apostilamento de diplomas em Medicina

02 de Outubro de 2023

Em um momento histórico para a Universidade de Gurupi  - UnirG, foi realizada na última sexta-feira, 29 de setembro, a cerimônia de entrega dos apostilamentos de diplomas dos formandos da 1ª turma de estudos complementares do processo ordinário de revalidação de diplomas estrangeiros. O evento foi realizado no Palaciu’s Real Eventos.

“Nossa universidade vivencia um sentimento de vitória, gratidão e conquista. É uma demonstração da excelência da nossa comunidade acadêmica, que trabalhou para que isso fosse possível. Essa é a primeira turma, de outras que ainda virão, de médicos que participaram de um processo de revalidação e estão aptos para o exercício da profissão”, disse a Reitora da UnirG, Drª Sara Falcão.

Segundo o Diretor Administrativo e Financeiro da UnirG, Oximano Jorge, que representou o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, a UnirG dá mais um passo importante, contribuindo para que a população tenha maior acesso aos serviços de profissionais médicos.

“Esta universidade foi fundada por pessoas que amam Gurupi. O sonho de Jacinto Nunes era que os filhos dessa cidade não precisassem ir para outros lugares para estudar, e o momento de hoje também é a concretização desse sonho. Parabenizamos a todos os revalidandos e seus familiares, que também são vitoriosos”, disse José Carlos de Bessa, Secretário Chefe de Gabinete, que representou a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes.

O vereador Jair do Povo, autor do requerimento de revalidação de diplomas destacou a importância do processo. “Estou muito feliz por participar desse momento que se iniciou com um requerimento apresentado na Câmara de Vereadores, a partir de um pedido de uma mãe. Parabenizo a Reitora Sara, que foi uma desbravadora, e também a toda a Universidade”, disse.

Ao todo, 123 revalidandos concluíram os estudos complementares, e 63 deles participaram da solenidade.

A etapa de complementação foi realizada durante 12 meses em Unidades Básicas de Saúde (UBS) em 25 municípios do Tocantins: Araguacema, Arraias, Babaçulândia, Colméia, Cristalândia, Dianópolis, Divinópolis, Dois Irmãos, Dueré, Formoso do Araguaia, Itaguatins, Lagoa da Confusão, Marianópolis, Novo Acordo, Paranã, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Pugmil, Sampaio, Santa Rita do Tocantins, São Miguel, São Salvador do Tocantins, São Valério, Talismã, Tupirama.  Nesse período eles foram assistidos por médicos preceptores.

Para a médica Carollyne Gama, que saiu de Palmas (TO) para cursar a graduação em Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), ter a oportunidade de retornar ao seu estado para mais esta etapa da sua formação foi de grande valia.

“Me considero uma sorturda, por ter a oportunidade de retornar para a minha terra e permanecer próxima dos meus. O estudo complementar foi uma fase de muito aprendizado, tive contato com ótimas preceptoras que transmitiram conhecimento não apenas sobre a Medicina, mas também sobre humanização e empatia. Todo o processo foi enriquecedor”, disse ela.

Para Afonso Paulo Rodrigues, que cursou a graduação em Cochabamba (Bolívia), o estudo complementar foi uma oportunidade para troca de experiências e de conhecimento. “Pudemos contribuir com o que aprendemos em nossa formação em outro País e de aprender com os preceptores brasileiros. A oportunidade que a UnirG nos deu de fazer a revalidação do diploma também contribuiu para tivéssemos mais experiência e confiança para a nossa futura atuação no mercado”, disse ele, que veio de Euclides da Cunha (BA).

A cerimônia foi transmitida pelo YouTube e a gravação está disponível aqui.

Fotos: Lino Vargas (Secom/Gurupi)