Pesquisadores da UnirG realizam ações sobre o Setembro Amarelo em aldeia indígena

21 de Setembro de 2023

Os professores e acadêmicos que fazem parte do Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins-OPTTINS, grupo de pesquisa da Universidade de Gurupi - UnirG, realizaram na última terça-feira, 19, ações relacionadas a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, na Aldeia Kanuano - Canuanã localizada na Ilha do Bananal.

Um grupo multidisciplinar formado por profissionais de Pedagogia, Psicologia, Jornalismo, Filosofia e Medicina realizaram oficinas que tiveram como tema a valorização da vida. Na oportunidade a ações foram desenvolvidas com o objetivo de envolver toda a comunidade acadêmica.

“Buscamos neste dia trabalhar com as crianças e os adolescentes, promovendo oficinas psicoeducativas sobre saúde mental e as emoções, visando o fortalecimento identitário e o sentimento de pertencimento" ressalta a docente de Psicologia, Ma. Daniella Ponciano.

Além da temática sobre o Setembro Amarelo, o professor a UnirG, Me. Rafael Silva, e a acadêmica de Pedagogia, Joana Fernandes, realizaram também uma oficina com os professores da escola indígena sobre a utilização de ferramentas tecnológicas como recurso metodológico em sala de aula. A ideia surgiu a partir de uma solicitação dos educadores locais.

“A pesquisa etnográfica se pauta na escuta ativa das demandas sociais e nas necessidades que o grupo focal traz. Neste caso, a oficina de hoje é resultado de uma série de problemáticas trazidas pelos próprios professores sobre como eles poderiam melhorar o processo de aprendizagem a partir do uso do celular, um recurso bastante utilizado pelos jovens locais”, destaca o professor Rafael.

Além dos pesquisadores da UnirG, o dia na aldeia contou ainda com a participação do professor Valterlan Araújo e acadêmicos do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, que fizeram a documentação audiovisual e concluíram a pintura do alfabeto Inỹ - (alfabeto indígena).

As ações realizadas fazem parte do cronograma de atividades do projeto “Multiletramentos: contribuições para o ensino” contemplado no Subprêmio de Educação e Cultura. Financiado pelo Departamento de Estado dos EUA e implementado pelos Companheiros das Américas, em parceria com o Bureau of Educational and Cultural Affairs, por meio do Parceiro Partners campus UnirG.

Informações: professora Ma. Anette Maria Bento (texto e fotografias)

Edição: Giselli Raffi – Jornalista/Ascom