UnirG é parceira da Prefeitura de Gurupi no "Projeto Envelheser"

19 de Setembro de 2023

Na tarde de ontem, 18, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Piñeiro Miranda, participou do lançamento do “Projeto Envelheser”, que visa oferecer mais qualidade de vida para as pessoas da melhor idade, com 60 anos ou mais. A solenidade ocorreu no auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha.

O projeto é promovido pela Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com a Universidade de Gurupi - UnirG e o Instituto Federal do Tocantins - IFTO.

A proposta é oferecer atividades de modalidades variadas que atenderá 50 pessoas. O intuito é proporcionar benefícios físicos, mentais e emocionais aos participantes.

“A prefeita Josi Nunes tem um olhar especial pelas pessoas da melhor idade e está muito feliz com a realização desse projeto que vem ampliar o atendimento a esse público. Nos CRAS do Município já temos ações para os idosos e agora vamos atender também aqueles que moram no centro e entorno”, disse o Secretário de Governo Silvério, que representou a Prefeita no lançamento do projeto.

Para a secretária de Assistência Social e Cidadania, Cristina Donato, o “Projeto Envelheser” é importante para ampliar a rede de apoio social do idoso. “Cuidar do idoso é cuidar da nossa história. A Josi prioriza uma gestão humanizada e esse projeto vem de encontro com essa missão, é muito mais do que uma atividade física ou cognitiva, é melhorar a autoestima dos nossos idosos e propiciar a eles a oportunidade de sociabilização”, acrescentou Donato.

A aposentada Joana Gomes de Brito, 60 anos, falou sobre sua alegria em participar das atividades.  “Estou tão satisfeita, pois essas atividades são muito boas para a gente da nossa idade. Eu mesma tinha vontade de fazer alguma atividade para fortalecer minha memória e agora vou ter essa oportunidade”, disse.

O “Projeto Envelheser” irá oferecer aos participantes, aulas de dança, teatro, atividades neurais, hidroginástica e alongamento. Os idosos serão acompanhados por profissionais e poderão inscrever-se em quantas atividades quiserem.

Inscrições

Para participar o interessado deve inscrever-se até a próxima sexta-feira, 22, das 08h às 13h30 no Centro de Convenções Mauro Cunha, localizado na avenida Maranhão entre as ruas 2 e 3, centro.

As aulas iniciam no dia 02 de outubro e ocorrerão de segunda a sexta-feira. As atividades serão realizadas no Centro de Convenções Mauro Cunha, exceto a hidroginástica que será na piscina da sede do Programa de Atividades Físicas e Esportivas (Proafe), localizado nas dependências do centro administrativo da UnirG.

“A princípio vamos atender 50 idosos, mas para 2024, vamos ampliar essas vagas”, explicou o diretor de Cidadania, Wylker Saraiva.

Cronograma das atividades

Segunda-feira