Pesquisadores começam produção de oficina sobre Painel Alfabético Iny Rybè

28 de Agosto de 2023

No último dia 25, acadêmicos, pesquisadores e alunos das instituições parceiras do projeto “(Multi) Letramentos: Contribuições para o Ensino”, realizaram uma visita à Aldeia Kanuano (Canuanã),na  Ilha do Bananal. Nessa ação foi iniciada a organização da Sala de Leitura que será ambientalizada ao contexto Javaé a partir da pintura do alfabeto na parede da escola Tainá. Essa oficina constitui um dos propósitos da produção do livro Iny rybè my Ijyy - Alfabeto Javaé Contextualizado. A obra está em fase de finalização pela equipe.

Conforme a professora, Dra Marcilene Araujo, “a visita visou atender ao objetivo de preservar e transmitir saberes culturais da comunidade Javaé, além de promover a preservação da língua materna dos estudantes”.

Sobre a Sala de Leitura, a professora frisou que “foi construída uma Hetoriòrè (cabaninha) para atrair a atenção das crianças e promover o incentivo à leitura com os alunos da educação infantil e ensino fundamental”, destacou

A ação foi realizada pelo grupo de pesquisa Observatório de Povos Tradicionais do Tocantins (OPTTINS). Estiveram presentes os professores Dra. Marcilene Araujo, Me Sofia Mara, Keyliane dos Anjos Leitão, Matheus Barbosa de Oliveira do Centro de Ensino Médio Bom Jesus e Luiz Fernando Macedo, da Escola Estadual Indígena Watakuri. Participou ainda, o acadêmico bolsista Wairama Xiwelelori, os professores indígenas Saumel Saburuá, Edilson Haburunatu Javaé e os estudantes indígenas Xurerea  Javaé e Matias Maruka e os alunos do CEM Bom Jesus Maria Luiza Asevedo Silva, Ricardo Rocha Alves, Eduardo Mateus Marques, Jolie Herculano Araújo, Isabela Sales Oliveira e Emilly Gonçalves Duarte.

O projeto foi contemplado com o subprêmio de Educação e Cultura, financiado pelo Departamento de Estado dos EUA e implementado pelos Companheiros das Américas em parceria com o Bureau of Educational and Cultural Affairs, por meio do Parceiro Partners Campus UnirG.