Assinado acordo de cooperação que destina 75 bolsas de iniciação científica para a UnirG

23 de Junho de 2023

Os pesquisadores da Universidade de Gurupi – UnirG contarão com mais apoio para a produção científica. A Instituição foi contemplada com 75 bolsas de iniciação científica por meio do edital do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT).

A assinatura do acordo de cooperação foi realizada ontem 23, em Palmas (TO), com a presença da assessora da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesq), Leila Gonçalves, que representou o Pró-reitor, Dr. Fábio Pegoraro.

O edital foi destinado a Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT&I) sem fins lucrativos do Estado do Tocantins. A princípio, a UnirG seria contemplada com 50 bolsas, mas esse número foi ampliado.

Ao todo foram concedidas 600 bolsas de Iniciação Científica para oito instituições, totalizando um investimento de mais de R$ 3 milhões de reais. O objetivo é o fortalecimento da pesquisa nas instituições tocantinenses.

"O Acordo de Cooperação firmado é de grande relevância para as instituições de ensino, uma vez que, através do PIBIC, fomentamos a pesquisa científica, possibilitando o despertar da vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação, e principalmente estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica e tecnológica. Para a UnirG, representa a oportunidade de reforçar o estímulo e ampliação da produção científica de qualidade e alcançar as metas delineadas no PDI", disse o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UnirG, Dr. Fábio Pegoraro.

As outras instituições contempladas foram: Unitins, Embrapa, UFT, IFTO, UFNT, UniCatólica e UNITOP. Cada entidade recebeu 75 bolsas.

Foto: FAPT