Farmácia realiza vivência sobre uso de plantas medicinais com povos indígenas da Ilha do Bananal

01 de Junho de 2023

Para integrar acadêmicos de Farmácia aos saberes da comunidade indígena Javaé, que preserva a tradição do uso de plantas com fins medicinais e terapêuticos, foi realizada na última quarta-feira, 30, uma ação na aldeia Canuanã, na ilha do Bananal. A atividade foi promovida por um projeto de extensão do curso de Farmácia da Universidade de Gurupi – UnirG.

Mais de 15 estudantes do 5º e 8º períodos do curso participaram da ação, supervisionados pela coordenadora, Dra. Érica Gontijo e pela professora Dra. Jaqueline Cibene Moreira Borges que coordena o projeto “Plantas medicinais na Comunidade Indígena Javaé: Resgatando o conhecimento tradicional”.

O projeto de extensão curricularizada faz parte das disciplinas de Botânica, Farmaccognosia, Fitoterapia e Tecnologia de Fitomedicamentos do curso de Farmácia da UnirG.

“O levantamento das plantas medicinais usadas pelos indígenas, tem como propósito observar, registrar e descrever as preparações de remédios caseiros e a relação destes naquela comunidade. Além de identificar problemas relacionados à utilização das plantes e orientar sobre a forma segura e eficaz”, destacou a professora Jaqueline.

Para Érica Gontijo, “o projeto busca valorizar a cultura daquela comunidade e auxiliar aos nossos acadêmicos para que tenham uma vivência com as comunidades tradicionais, de forma a respeitar outras culturas, etnias e mesmo o próprio ambiente natural”, frisou a coordenadora do curso.

A pesquisa também propõe determinar o perfil nosológico (classificação de doenças) do território estudando, por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos indígenas.