CPA divulga resultado do Relatório de Autoavaliação Institucional 2022

03 de Abril de 2023

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade de Gurupi (UnirG) publicou o Relatório de Autoavaliação Institucional (RAAI). O documento é referente à segunda etapa  de avaliação do triênio 2021-2023.

Este relatório contempla os resultados do ano de 2022 a partir das avaliações internas realizadas pela Comissão Própria de Avaliação da Universidade de Gurupi (CPA/UnirG), e são elas: Autoavaliação Institucional e Avaliação de Docentes e de Coordenação, sendo esta última feita por semestre.

Segundo a coordenadora da CPA, professora Káttia Ferreira, a avaliação interna é uma exigência legal, conforme a Lei 10.861, aprovada em 2004. “É importante ressaltar que avaliar a Universidade não é apenas um cumprimento da legislação pertinente, tendo em vista que a avaliação é um instrumento importante para o acompanhamento contínuo e permanente das atividades da Instituição”, destacou.

A partir do relatório, políticas de planejamento administrativo, pedagógico e social podem ser norteadas, visando refletir diretamente em melhorias para a comunidade e para a própria Universidade.

“Assim, o processo de avaliação deve ir além dos atores envolvidos diretamente à CPA/UnirG. É importante a participação de todos, acadêmicos, professores, coordenadores, gestores, técnico-administrativos para realmente, conhecer e contribuir com a Universidade”, completou Ferreira.

A coordenadora destacou que RAAI/2022 sofreu algumas alterações para dar mais atenção à avaliação da comunidade acadêmica em cada um dos cinco eixos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes.  “Dessa forma, a CPA tem buscado aliar as atividades de rotina, com aplicação dos questionários e elaboração do relatório, com outras que possam contribuir e expandir sua atuação visando ampliar a presença da CPA na vida institucional, dando voz a comunidade acadêmica”.

Toda a comunidade acadêmica teve um a participação expressiva nas pesquisas de 2022. Mais de 2.500 pessoas, entre professores, acadêmicos e técnicos-administrativos responderam o questionário.

“Agradeço a participação de toda a comunidade acadêmica na Autoavaliação e reforça a importância de cada vez mais que os usuários da academia estejam engajados nesse processo e se apropriem dos resultados da avaliação institucional, para que a Universidade possa identificar pontos que devem ser mantidos e quais devem ser aperfeiçoados em aspectos alinhados à sua missão, sempre rumo à excelência”, concluiu Káttia Ferreira.

O relatório completo está disponível para acesso na página da CPA disponível em www.unirg.edu.br/cpa