Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
09 de Março de 2023
A parceria entre a Fundação UnirG, a Universidade de Gurupi – UnirG, a Prefeitura Municipal de Gurupi e a Secretaria de Saúde de Gurupi - Semus, na gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA/24H) avançou resultando em um Convênio, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. Agora, o gerenciamento e execução dos serviços passaram a ser realizados pela Fundação UnirG.
Na tarde de ontem, 08, o Presidente da Fundação UnirG, Thiago Piñeiro Miranda, o Secretário Municipal de Saúde, Sinvaldo Moraes, e o Secretário Chefe de Gabinete, José Carlos Bessa, representando a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, reuniram-se com os servidores da UPA para tratar sobre a contratação dos servidores pela Fundação UnirG.
O novo acordo permitirá que a gestão seja realizada com a utilização dos valores repassados, por meio do Convênio, e a exoneração dos mesmos pela Secretaria de Saúde de Gurupi (Semus). O encontro ocorreu no Centro Cultural Mauro Cunha.
Bessa afirmou que a Prefeita Josi Nunes acredita no sucesso do Convênio, por ser professora da Instituição e conhecer a dedicação e empenho dos servidores. “Os servidores da Fundação, juntamente com o Presidente Thiago Miranda, não medirão esforços para desempenhar uma gestão de qualidade. Da mesma forma que a equipe da Academia gerida pela reitora, Sara Falcão, irá contribuir com o incremento de especialidades oriundas dos cursos, oferecendo aos estudantes mais um campo de estágio, sempre acompanhados de preceptores”, disse.
O chefe de gabinete disse ainda que a gestão da UPA exercida pela UnirG é um sucesso. “Uma UPA-Escola vai ser muito bom tanto para a população de Gurupi quanto para a UnirG”,
O Presidente da Fundação UnirG afirmou que os servidores não terão prejuízos salariais, sendo garantido a eles os mesmos direitos atualmente concedidos pela Semus, inclusive, o Plano de Saúde Ipasgu.
“Essa reunião de hoje foi para esclarecer aos profissionais sobre a ruptura dos contratos com o Município e a automática vinculação com a Fundação UnirG, sem que haja prejuízo aos serviços prestados e aos servidores”, afirmou Miranda.
Segundo o Secretário de Saúde, desde o dia 1º de março a mudança foi feita, passando para a Instituição a parte administrativa, operacional e gerencial da UPA. “Esse novo passo foi dado com intuito de melhorar ainda mais a qualidade nos serviços oferecidos na Unidade. A UnirG é um órgão municipal, que também atende a esfera pública e privada, e por ter diversos cursos de graduação facilitará a execução dos serviços, contando com a participação dos preceptores e acadêmicos que também atendem a comunidade em geral”, falou Moraes.
“Os efetivos permanecerão recebendo pelo Município, e os contratados serão vinculados a UnirG, porém, o ônus será da Prefeitura. Os pagamentos para a gestão de pessoas, e para manutenção da UPA, como por exemplo, alimentação, medicamentos, energia, água, telefonia, ou seja, todo o custeio, em média de R$ 9 milhões/ano, continuará sob a responsabilidade da Prefeitura de Gurupi, que serão inclusos no repasse do Convênio”, explicou Sinvaldo Moraes.
Para a técnica de enfermagem, Maria Célia da Silva, a novidade agradou. “Eu acredito que essa mudança vai trazer melhorias não apenas aos pacientes, como também para os servidores. Já sentimos o impacto positivo nesses últimos meses de gestão da UnirG, pois são pessoas prestativas e preparadas, por isso, acredito nessa união”, avaliou a servidora.
De acordo com o gestor da UPA, Alexandro Miranda Rodrigues, o benefício maior com esse convênio será o suporte que UnirG irá oferecer à Unidade.
No final da reunião os servidores tiraram as suas dúvidas e mostraram-se bastante entusiasmados com a mudança.