Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
28 de Fevereiro de 2023
Na manhã desta segunda-feira, 27, foram realizadas as bancas avaliadoras dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), do Programa de Residência Médica (PRM), em Medicina de Família e Comunidade, da Universidade de Gurupi – UnirG. A atividade ocorreu no campus II com três apresentações nas áreas de Saúde Mental, Saúde da Mulher e Diabetes.
As médicas que concluíram a quinta turma de residentes do Programa foram: Mirella Mezzomo Zamboni, Rayana Loren Siqueira Traboulsi e Fernanda Martins dos Santos.
Conforme a professora orientadora dos TCCs, Ma. Savia Denise Silva Carlotto Herrera, “neste ano, as residentes participaram do Programa de Monitoramento da Qualidade da Atenção Básica de Gurupi – TO, pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da UnirG e apresentaram dados de como o Programa de Residencia Médica atua na rede de Atenção Primária do municipio, contribuindo tanto para a melhoria do desfecho do atendimento na comunidade, como para as ações internas do próprio programa em continuar como um serviço de qualidade”, destacou Herrera.
Para a coordenadora do PRM, a médica especialista em MFC, Marcela de Souza Sotto Mayor, os TCCs demonstraram a importância da qualificação do médico da atenção primária. “A assistência oferecida pelo MFC especialista é diferenciada e os atendimentos se tornam mais resolutivos, diminuindo a demanda de pacientes na atenção secundária e também na terciária e, consequentemente, menos gastos e melhor qualidade de vida para a população”, frisou.
Na ocasião, estiveram presentes também, a reitora da UnirG, Dra. Sara Falcão e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Fábio Pegoraro.
“A Residência Médica em MFC permite uma formação mais aprofundada e específica nessa área, preparando o médico para lidar com as demandas complexas dos pacientes que buscam a atenção primária. Com isso, é possível melhorar a qualidade do atendimento e os resultados em saúde”, afirmou o pró-reitor.
Pegoraro comentou ainda que, “com a formação em MFC, o médico está preparado para atuar em equipe e em parceria com outros profissionais de saúde, contribuindo para a construção de uma rede de saúde mais integrada e efetiva”.
A apresentação dos TCCs das médicas residentes foi o encerramento do ciclo do Programa. “É a produção de um material científico que mostra o engajamento enquanto equipe, na qual inclui acadêmicos do curso de Medicina, em atividades que buscam melhorias no próprio serviço de saúde onde estão inseridas. Essas produções serão apresentadas em capítulos do livro que será realizado pelo PRM, diante dos dados importantes tanto para Universidade quanto para a gestão municipal de saúde”, destacou Sávia Herrera.