Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
19 de Janeiro de 2023
Considerado um cartão de visitas da carreira profissional no âmbito acadêmico, o Currículo Lattes necessita ser constantemente atualizado. A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Gurupi (Propesq) reforça que é importante que professores e acadêmicos mantenham o documento em dias.
O Currículo Lattes foi criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 1999, com o objetivo de reunir em uma só plataforma a jornada acadêmica de estudantes, pesquisadores e docentes de ensino superior no Brasil.
“Esse é um instrumento fundamental no mundo acadêmico. Por meio dele os profissionais e pesquisadores narram sua trajetória, com destaque para as experiências científicas e de pesquisa, além de ser pré-requisito para ingresso em pós-graduação Stricto Sensu, sendo esta uma das etapas de avaliação para aceitação de um novo aluno”, detalha o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Fábio Pegoraro.
Dentre as vantagens do currículo lattes, destaca-se a facilidade de acesso e a possibilidade de publicação em outra língua (inglês), o que favorece a divulgação dos pesquisadores não só no âmbito nacional, mas mundialmente.
“Dentre todos os atributos do Currículo Lattes, o melhor certamente, é a visibilidade que ele proporciona aos profissionais do ramo acadêmico”, conclui Pegoraro.
Além dos dados de titulação e experiências profissionais, o pesquisador pode descrever atividade como: apresentações de trabalhos ou palestras, artigos publicados, participação em eventos, congressos, exposições, projetos de extensão, redes sociais, textos publicados em jornais ou revistas, projetos de pesquisa, grupos de pesquisa, co-autoria em artigos, monografia, capítulos de livros acadêmicos.
Para fazer a atualização do Currículo Lattes acesse lattes.cnpq.br