Projeto Intervenções Terapêuticas na Fibromialgia encerra atividades semestrais

20 de Dezembro de 2022

Mais de 20 mulheres participaram do projeto Intervenções Terapêuticas na Fibromialgia, desenvolvido na Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade de Gurupi – UnirG nesse semestre. O objetivo foi promover a qualidade de vida de mulheres diagnosticadas com fibromialgia, por meio do atendimento fisioterapêutico e psicoterapêutico.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Ma. Rafaela de Carvalho Alves, ao longo do semestre diversas ações foram realizadas: sessões de pilates, com exercícios de alongamento, fortalecimento, hidrocinesioterapia, além de relaxamento. A capacidade funcional e a qualidade de vida das mulheres também foram avaliadas no início e ao final do semestre, com a finalidade mensurar a eficácia do tratamento e a evolução das pacientes.

O projeto também conta com a participação da professora Daniela Ponciano, do curso de Psicologia da UnirG.

“Os tratamentos fisioterapêutico e psicoterapêutico são condutas destinadas à manutenção do quadro das pacientes, reduzindo a dor, otimizando a capacidade funcional e, consequentemente, a qualidade de vida. A fibromialgia não tem cura e necessita de manutenção do quadro clínico”, detalha a professora Rafaela.

No primeiro semestre de 2023, o projeto pretende oferecer a intervenção psicoterapêutica coletiva para incentivar a assiduidade das mesmas nos tratamentos e promover engajamento.

Um folder informativo sobre a fibromialgia foi produzido e pode ser lido clicando aqui.