Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
12 de Dezembro de 2022
Os processos de formação são contínuos, então, mesmo no encerramento do segundo semestre letivo, ainda tem muito trabalho a ser realizado. É o caso da coordenadora de Jornalismo da Universidade de Gurupi – UnirG, Drª Carol dos Anjos, que participará do I Simpósio Tópicos de fronteiras: em ciências, tecnologias e inclusão do Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTin) da Universidade Federal Fluminense – UFF.
A coordenadora irá compor a mesa “Redação acadêmica: gestão do tempo e ineditismo”, que ocorre nesta quarta-feira, 14, a partir das 19h, com transmissão pelo canal do YouTube do PGCTin (https://youtu.be/ji0i8J0C7nA).
A professora comenta que mesas, minicursos e oficina sobre redação acadêmica sempre apresentam uma demanda reprimida. “Acredito que muitas pessoas procuram formações por que a escrita científica demanda de algumas expertises que estão para além do domínio gramatical e de normas como ABNT e APA, embora isso já seja muito. O gênero literário ‘redação acadêmica’ requer do pesquisador criatividade para dar coesão e coerência ao texto, mas também é preciso ter um olhar atento à audiência e apresentar bem a revisão de literatura e os métodos consistentes”, ressalta Carol dos Anjos
A coordenadora acrescenta ainda que, “além de todas essas questões é preciso também gingado para gerir bem o tempo que é escasso para todos nós. Por isso, ao falar de redação sempre apresento técnicas para um treino intelectual para uso do tempo”, finaliza a professora.
O I Simpósio Tópicos de fronteiras: em ciências, tecnologias e inclusão é um evento com uma programação rica, gratuito, on-line e com certificado. Para se inscrever acesse o site https://www.even3.com.br/simposiotopicosdefronteiras/
A programação segue até o dia 16 de dezembro, que pode ser acessada no link do You Tube: https://youtu.be/ji0i8J0C7nA
Sobre o evento
O Simpósio será norteado em conhecimentos serão inter-relacionados com a trajetória dos doutorandos nas diversas disciplinas do semestre em curso. Os conceitos de ensino e tecnologias serão dinamizados pelo professor e aprofundados pelos doutorandos em atividades durante o semestre.
A temática Inovação em Educação, essa estratégia significa fazer algo novo. Não é especificamente criar alguma coisa, e sim inovar em coisas que já existem. Os exemplos mais observados de inovação na educação estão relacionados com a aprendizagem, como investir em novas metodologias e avaliações com o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes. Porém produtos serão discutidos durante o simpósio. (*)
(Com informações do site https://www.even3.com.br/simposiotopicosdefronteiras/)
Carol dos Anjos
Jornalista e Socióloga. Professora e Coordenadora do Curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi (UnirG). Pesquisadora dos grupos Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB-UFSCar) e Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). Foi Professora Substituta no curso de Jornalismo da UFT, Professora Convidada da especialização do OPAJE-UFT, Membra do corpo editorial da Revista Áskesis e Jornalista no Jornal do Tocantins. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (PPGS-UFSCar), Mestre em Ciências do Ambiente, Especialista em Ensino de Comunicação/Jornalismo: Temas contemporâneos e Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Autora do livro Do Girassol ao Capim Dourado e co-autora dos livros Comunicação, jornalismo e educação e Discurso Midiático: poder, violência e cultura. Tem experiência na interface da Comunicação Social, Estudos Culturais e Sociologia, com ênfase em: Teorias da Comunicação, Relações Técnico-mediadas, Relações Étnico-Raciais, Diáspora Africana, Identidade Cultural e Símbolos Políticos e Identitários.