Equipe do projeto Multi Letramentos realizou mais uma etapa da pesquisa na Ilha do Bananal

28 de Novembro de 2022

Os pesquisadores do Projeto de Pesquisa (Multi) “Letramentos: Contribuições para o Ensino” retornou na última semana, dias 24 e 25, na Ilha do Bananal. Desta vez, a equipe contou com a parceria de alunos e professores do Centro de Ensino Médio Bom Jesus com a realização de oficinas e dinâmicas. A ação ocorreu na Aldeia indígena Canuanã.

A equipe do Projeto é composta pela coordenadora, professora da UnirG, Drª Marcilene de Assis Alves Araujo, as professoras Ma. Edna Maria Cruz Pinho, Ma. Sofia Mara de Souza da Universidade de Gurupi - UnirG e pela doutoranda do curso de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT, Solange Cavalcante Matos. Acadêmicos dos cursos de Direito, Pedagogia, Letras e Medicina também integram o grupo.

Durante esses dois dias de pesquisa na Aldeia, participaram desta fase da pesquisa as acadêmicas de Pedagogia da UnirG, da disciplina Educação Escolar Indígena, sob a orientação da coordenadora do projeto professora, Drª Marcilene Araújo. No local, elas promoveram as oficinas sobre: “Por trás da fechadura: o mundo em cores e forma”, ministrada pela acadêmica, Camila Karen. “Produção de texto: uma nova continuação para uma lenda conhecida, proferida pela acadêmica Layanne Araújo. “Brincando com as formas geométricas”, pelas acadêmicas Nathália Corrêa e Adriela Miranda. “Gelatina e seus sabores”, pelas acadêmicas Brenda Ferreira e Camila Karen.

Os estudantes e professores da educação básica do CEM Bom Jesus, ministraram as seguintes oficinas:

- Leitura e contação de histórias para os indígenas Javae da escola Tainá.

Professora: Keila Cardoso

Alunos: Paulo Henrique, Karollyny, Erik Mateus, Rayssa, Lorrane.

- Arte e Patriotismo: participação socioeducacional dos indígenas da escola Tainá

Professores: Valterlan Araújo, Matheus Barbosa e Keila Cardoso

Alunos: Vitória, Rayssa, Paulo, Amanda e Isabella

- Gincana intercultural

Professores: Valterlan Araújo, Matheus Barbosa

Alunos: Káryta, Analluyza, Guilherme, Vinícius, Jolie, kamilly, Marcela, Debhora, João Pedro, Karollyny, Eduardo, Erik, Lorrane, Sérgio, Paulo Henrique, Mariani, Vitória, Gabriel, Carlos Eduardo, Rayssa, Isabela, Amanda e Maryanna.

O projeto tem a função de ampliar o conhecimento sobre metodologias específicas de aprendizagem, considerando as necessidades do povo Javaé.

“Explorar as características das dinâmicas de interação socio cultural observadas nos contextos da universidade, escola de ensino básico não indígena, escola de ensino básico indígena, evidencia a transformação das relações sociais e atitudes que devemos assumir positivamente diante das adversidades que vivemos. Sou grata a equipe do CEM Bom Jesus, às alunas da disciplina Educação Escolar Indígena e à equipe do projeto de pesquisa por unir forças, com vista a amenizar as diferenças”, destacou a coordenadora do projeto, Drª Marcilene de Araújo.

A pesquisa é realizada por meio de um trabalho interinstitucional entre a Universidade de Gurupi - UnirG, a Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT e o Instituto Federal do Tocantins – IFTO.  Os pesquisadores contam com a parceria da Diretoria Regional de Ensino - DRE.

Redação: Giselli Raffi

Fotos: arquivo pessoal projeto