Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
22 de Novembro de 2022
Com intuito de promover a promoção e prevenção da saúde masculina dos pacientes e servidores do Ambulatório de Saúde Comunitária da UnirG, os acadêmicos do curso de Medicina da Universidade de Gurupi – UnirG realizaram uma ação “Novembro Azul”. A atividade ocorreu ontem, 21, organizado pela Liga Acadêmica de Urologia - Lauro.
Na oportunidade, os ligantes ministraram uma palestra sobre “Câncer de próstata/Prevenção/Tratamento”, e realizados exames Digital da Próstata, Glicemia, Aferição de Pressão e Atendimento Ambulatorial Especializado.
Segundo a presidente da Lauro, Iklézia Henrique Marinho, a intenção é conscientizar os homens sobre a necessidade de anualmente realizarem os exames. Foi explicado para que serve cada exame laboratorial e, principalmente, ter o intuito de quebrar o tabu e o medo deles realizarem o exame do toque.
“Ações como essa são grandes oportunidades para os ligantes adquirirem mais conhecimento. A maioria é do sexo feminino, assim, rompendo o paradigma de mulheres na Urologia tornando uma vivência para todos da especialidade como também na ciência do viver o indivíduo por inteiro”, destacou Marinho.
“Além disso, adiantamos a fila de atendimento ambulatorial especializado, acompanhados pelo nosso preceptor que esteve conosco em todas as ações, o Cirurgião Urologista, professor Sinval Albertin, que tirou as dúvidas dos pacientes e de todos que estavam presentes”, completou a acadêmica.
Novembro Azul
Em 2011, o Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou a campanha ‘Novembro Azul’, com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.
Aproveitando as celebrações em torno do tema, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes e a data transformou-se no maior movimento em prol da saúde masculina.(*)
(Com infomrações do site https://bvsms.saude.gov.br)*
Redação: Giselli Raffi
Fotos: arquivo pessoal