II Seminário de Iniciação Científica encerrou com palestras

11 de Novembro de 2022

A importância da pesquisa para o desenvolvimento social e os meios de financiamentos foram os temas discutidos na noite de ontem, 10, do II Seminário de Iniciação Científica - SIC, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - Propesq. A comunidade acadêmica reuniu no auditório do campus Jacinto Nunes da Silva da Universidade de Gurupi – UnirG, para finalizar o evento.

Para compor a mesa, foram convidados o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, representando a reitora, Drª Sara Falcão, esteve o vice-reitor Me. Jeann Bruno Ferreira, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Drº Fábio Pegoraro. O secretário de governo, Sérgio Marques Vieira, representou a prefeita de Gurupi, Josi Nunes.

Conforme o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Drº Fábio Pegoraro, o SIC é uma ação que tem como objetivo mostrar para a comunidade acadêmica as principais pesquisas que estão sendo realizadas por alunos e professores da UnirG.

“A ideia do Seminário também é apresentar de fato as problemáticas identificadas pelos nossos pesquisadores e o que eles estão produzindo, com base na descoberta científica, para resolver as questões. Com isso, o intuito é gerar qualidade de vida e desenvolvimento, principalmente, para nossa comunidade”, afirmou Pegoraro.

O professor disse ainda que “além disso, a pesquisa comprova a importância e o papel que ela tem na formação do acadêmico. Nós somos uma Universidade pautada no ensino, extensão e pesquisa como uma força que respalda e melhora grandiosamente a formação do nosso graduado, preparando-o para os desafios do mercado de trabalho”, acrescentou o pró-reitor.

O vice-reitor deu as boas-vindas e elogiou a realização do Seminário. Destacou ainda a importância da pesquisa para a sobrevivência, citando a vacina contra a Covid-19 como exemplo.

Presidente da Fundação UnirG parabenizou o evento e reforçou que ações que incentivam a pesquisa sempre terão o apoio da Instituição. Reforçou que investir em pesquisa sempre é promissor para que a população colha os resultados com o desenvolvimento.

Palestras

A primeira palestra da noite foi sobre a Importância da Pesquisa para a Universidade: desafios e perspectivas da Universidade de Gurupi para os próximos anos”, ministrada pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa – Fapt, Drº Márcio Antônio da Silveira.

O professor Silveira relembrou a história de como eram nos tempos antigos, quando ainda não existia a ciência. Ele destacou sobre a criação das primeiras Universidades no mundo e no Brasil, e os desafios do papel delas.

“A responsabilidade da Universidade não é somente formar o cidadão, mas melhorar e aperfeiçoar a qualidade de vida da sociedade. A ciência pensa local, mas tem que ter caráter universal. O que se pesquisa aqui pode ser usado no mundo inteiro e esse é o papel da Universidade”, avaliou.

“Um dos desafios da Universidade é o fortalecimento da pós-graduação. A partir das teses de mestrado e doutorado que se tem a produção cientifica. A iniciação científica também é um ponto importante que começa desde a base com os alunos mostrando como fazer ciência, porém investir nas pós-graduações com estratégias é o caminho, trabalhando em rede e unificando outras Instituições para criar um programa”, disse Silveira.

Em seguida, o professor da UnirG, Drº Robson Ruiz Olivoto, proferiu sobre “Financiamento e Sustentabilidade da Produção Cientifica: desafios e perspectivas da Universidade de Gurupi para os próximos anos”, encerrando a programação do II Seminário de Iniciação Científica da Instituição.

Pesquisadores, professores, acadêmicos e gestores da Instituição acompanharam durante todo o dia a programação com temas variados relacionados a pesquisa promovida dentro da Instituição.

Redação: Giselli Raffi

Fotos: Lino Vargas/ Secom Gurupi