Pesquisadores realizam oficinas aos indígenas da aldeia Boa Esperança, em Gurupi

07 de Novembro de 2022

Pesquisadores do Projeto de Pesquisa (Multi) “Letramentos: Contribuições para o Ensino” estão promovendo hoje, 07 e amanhã, 08, oficinas para os indígenas da Aldeia Boa Esperança, da Ilha do Bananal. A ação é realizada no campus Jacinto Nunes da Universidade de Gurupi – UnirG e no Centro de Ensino Médio Bom Jesus - CEM.

O projeto tem a função de ampliar o conhecimento sobre metodologias específicas de aprendizagem, considerando as necessidades do povo Javaé.

Participam da atividade os alunos e professores indígenas do ensino médio da Escola Estadual Indígena Watakuri, além dos acadêmicos e professores cadastrados no projeto de pesquisa.

Conforme o cronograma, a oficina de hoje a tarde abordará sobre “Técnicas básicas de fotografia”, ministrada pelos professores Rafael Silva Oliveira e Anette Maria Rodrigues Silva Bento Oliveira. À noite será ministrada “Uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da educação” pela professora Ma. Sofia Mara de Souza. A atividade é realizada das 13 à 17h e das 19h30 às 22h, no Laboratório de Tecnologia Assistiva da UnirG – LabTau.

Amanhã, das 08 às 14h , será  o momento de troca de experiências entre os indígenas e estudantes do Cem Bom Jesus. Eles vão observar a realidade e fazer parte das atividades que os professores desenvolvem na escola de Gurupi.

Segundo a coordenadora do projeto, Drª Marcilene de Assis, a atividade tem como objetivo oferecer uma formação, em cultura digital, para indígenas. "Trazê-los para uma oficina na Universidade é para fortalecer as práticas intercultuais e por se tratar de uma temática voltada para as tecnologias preparamos um trabalho sobre a cultura digital, atendendo a uma competência específica da Base Nacional Comum Curricular. Na aldeia não temos recursos suficientes para uma demanda de oficina, daí optamos por fazer em um ambiente que possibilitasse o trabalho coletivo", disse.

"Associamos à temática da oficina de fotografia que poderá contribuir para criação de gêneros discursivos que propicie a integração de foto, texto e vídeo, possibilitando atividades em sala de aula. Pensamos até na realização de um documentário produzido por eles", completou a coordenadora do projeto.

A equipe do Projeto de Pesquisa (Multi) “Letramentos: Contribuições para o Ensino” é formada pela coordenadora, professora da UnirG, Drª Marcilene de Assis Alves Araujo, as professoras Ma. Edna Maria Cruz Pinho, Ma. Sofia Mara de Souza e a doutoranda Solange Cavalcante Matos.

A pesquisa é realizada por meio de um trabalho interinstitucional entre a Universidade de Gurupi - UnirG, a Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT e o Instituto Federal do Tocantins – IFTO.  Os pesquisadores contam com a parceria da Diretoria Regional de Ensino - DRE.

Educação é a base

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. (*)

(Conforme informações do site http://basenacionalcomum.mec.gov.br/) *

Redação: Giselli Raffi