Lago realiza IX Ciclo de Palestras Outubro Rosa

24 de Outubro de 2022

O auditório do Centro de Convenções Mauro Cunha em Gurupi ficou cor-de-rosa neste sábado, 22, durante a nona edição do Ciclo de palestras Outubro Rosa. O evento foi realizado pela Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (Lago), do curso de Medicina da Universidade de Gurupi – UnirG. A programação foi composta por um dia de palestras, mesas-redondas e muita troca de experiências entre profissionais e acadêmicos.

De acordo com a professora Dra. Fabiana Cândida, uma das orientadoras da Lago, o ciclo de palestras tem relevância no estado e até mesmo nacionalmente. “Esse evento é um Congresso Científico que recebe destaque por sua importância, e podemos reparar isso inclusive em nosso público hoje. Além dos acadêmicos do curso de Medicina, recebemos também vários médicos que buscam atualizar seus conhecimentos”, destacou ela.

Com palestrantes que são destaque na área da Ginecologia e Obstetrícia foram abordados temas relevantes e atuais com momentos para esclarecimento de dúvidas. O evento contou com o apoio da UnirG, da Federação Brasileira das Associações de Obstetrícia e Ginecologia - Febrasgo, da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Tocantins – Sogito e do Conselho Federal de Medicina – CFM.

O médico e conselheiro do CFM Estevam Rivello, egresso da UnirG, participou da abertura da programação. Estevam conta que para ele, o evento demonstra a força da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia. “Isso tudo possibilita que importantes debates sobre uma Medicina de qualidade sejam trazidos a Gurupi por profissionais de renome”.

A presidente da Sogito, Dra Francielle Batista, disse ser um prazer participar desse evento, que é hoje considerado o maior da área no Tocantins. “É aqui que a gente encontre uma multiplicidade de opiniões que são tão importantes para a formação acadêmica e também para a atualização dos profissionais que já estão no mercado de trabalho. E esse é o melhor retorno que os pacientes podem receber. Estamos aqui reunidos ao longo desse dia para que nosso cliente final, nosso paciente possa receber um atendimento de qualidade, moderno, com técnicas diferenciadas e atualizadas. Então, o objetivo da Medicina é sempre transformar vidas por meio da relação médico-paciente”, declarou.

Alfredo Henrique Stefani, acadêmico do 8º período de Medicina, disse que para a comunidade acadêmica e sociedade, os ganhos com o momento de partilha são notáveis. “Tudo isso gera uma melhoria nos nossos conhecimentos e uma melhoria nas Unidades Básicas de Saúde em que iremos atuar, na atenção primária de problemas relacionados à ginecologia e obstetrícia. Por si só esses congressos têm a importância acadêmica, além de promover um encontro que traz visibilidade desse público acadêmico aos médicos, aos profissionais, para observarem que tem gente interessada nesse ambiente, abrindo espaço para que voltem mais vezes e pensem inclusive em promover cursos por aqui”, observou ele.

Letícia Orsi, acadêmica do 7º período e presidente da Lago, contou um pouco mais da movimentação para que o evento ocorresse com sucesso. “Com o ciclo buscamos trazer palestrantes renomados internacionalmente e nacionalmente, contando com muito apoio da UnirG, da professora e médica Fabiana, da Febrasgo, da Sogito, e do Conselho Federal de Medicina, que nos ajudaram imensamente. A intenção é fazer um verdadeiro Congresso em Gurupi, até porque geralmente, acabamos só tendo acesso a esse tipo de evento nos deslocando da cidade. A cada ano, queremos tornar essa programação melhor, tanto que já estamos nos planejando para a próxima edição”, concluiu a acadêmica.

Estiveram presentes no evento também, o professor pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Fabio Pegoraro, representando a reitora Sara Falcão,  outros docentes do curso, profissionais da área, como o médico e ex-professor da UnirG, Alexandre Abdalla.

Redação: Ana Neuberger