UnirG recepciona os 140 médicos revalidandos que participarão dos estudos complementares

11 de Outubro de 2022

A manhã de hoje, 11, foi dia de celebração da Fundação e da Universidade de Gurupi – UnirG. Os gestores, parceiros, servidores, juntamente, com a Comissão do Processo de Revalidação de Diplomas reuniram-se para recepcionar os quase 140 médicos selecionados para os estudos complementares de Revalidação de Diplomas de Graduação em Medicina, de instituição estrangeira. O encontro ocorreu no Centro de Convenções Mauro Cunha.

A abertura deu início com a apresentações artísiticas e musicais de alunos e professores da Casa de Cultura Onthonio Benvenuto da UnirG, como teatro, teclado e flauta.

Para compor a mesa, estavam presentes prefeita de Gurupi, Josi Nunes, a reitora da UnirG, Drª Sara Falcão, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, o secretário de saúde de Formoso do Araguaia, Diogo Seger, o regente da Revalidação, professor Rodrigo Disconzi, entre outros.

Prefeitos, secretários de saúde e representantes das 25 cidades que acolherão os revalidandos também estavam presentes.

Conforme o presidente da Comissão do Processo de Revalidação, Thiago Henrique Nascimento, esse é um momento de celebração. “É um dia de realização e entrega de um trabalho árduo de toda a comissão organizadora. Estamos felizes em oferecer os estudos complementares aos médicos que acreditaram na UnirG e poder concretizar o sonho profissional deles. O caminho foi longo, mas em breve todos estarão com seus diplomas apostilados”, ressaltou.

A reitora também celebrou a conquista. “É um dia histórico para nossa Universidade festejando com nossos revalidandos, o momento em que selamos o processo de estudo de complementação. São centenas de profissionais que farão a diferença para os municípios parceiros, além de levarem a experiência de cada um à essas comunidades. Desejo que eles sintam-se acolhidos e agradeço pela confiança depositada em nossa Instituição para apostilarem seus diplomas. A demanda na área médica é muito grande e isso fornece para a UnirG mais uma capacidade de colocar novos médicos no mercado de trabalho, além dos que já graduamos”, afirmou Drª Sara Falcão.

O regente de Revalidação de Diplomas, professor Me. Rodrigo Disconzi, contou sobre a história e tradição da Medicina da Instituição e explicou como será o método avaliativo do estudo. “Esse é o primeiro passo para que revalidandos tenham a oportunidade de interagir com alguns preceptores e o mais importante que é conhecer a Instituição. Além de médico sou também fisioterapeuta formado pela UnirG, estou na casa desde 2002, de estudante a professor, fiz mestrado em outro estado, retornei e atualmente sou concursado da Casa. Tenho ex-alunos que estão trabalhando comigo e essa é a história que constrói a nossa Instituição”, relembrou.

A revalidanda, Nadjane Oliveira, de Itaobim (MG), formou na Bolívia e veio complementar os estudos para atuar no Brasil. “É um prazer estar na UnirG, me formei há quatro anos e desde então estava estudando em busca da aprovação no Revalida e me sentia frustrada em não conseguir conquistar meu objetivo. Finalmente veio a oportunidade de estar aqui em Gurupi, a sensação agora é de que já deu tudo certo e estou muito feliz de em breve atuar na Medicina”, falou.

O médico Ramon Brito, é de Goiânia (GO), formou-se no Paraguai há menos de um ano. Esse foi o primeiro processo de Revalidação que se inscreveu no Brasil. “Minha expetativa é enorme de poder atuar na Medicina, a receptividade da Instituição desde o início do processo me deixa confiante e orgulhoso do que queremos ser. O tratamento de todos foi excelente, desde a realização das provas e só tenho a agradecer pela oportunidade de realizar meu sonho profissional”, completou.

O presidente da Fundação destacou a importância para a Instituição de estar colaborando com a saúde pública do Tocantins, agregando os atendimentos com os profissionais, junto com médicos do Brasil, fornecendo o aperfeiçoamento final de suas carreiras.

“Hoje estamos concluindo a fase final do nosso processo de Revalidação, com a complementação. Os médicos vão ficar por um ano colocando em prática tudo o que aprenderam nos países vizinhos e o que nós podemos ensinar sobre o sistema do SUS será feito para que eles exerçam a Medicina de forma plena. A UnirG é a primeira Instituição do Tocantins a fornecer a Revalidação e estamos muito orgulhosos de fazer parte dessa história ”.

Para a prefeita, Gurupi hoje está sendo reconhecida não somente pelo Tocantins, mas por todo o Brasil. “É maravilhoso ver quer pessoas tiveram um sonho, que por algum motivo tiveram que ir para fora do país, e poderão voltar para sua terra natal e serem valorizados e reconhecidos. Eles vão deixar uma marca no nosso estado e na nossa UnirG, que vem concretizando o sonho de muitas pessoas, transformando vidas, não somente deles, mas de toda uma região. Esse foi um sonho do meu pai Jacinto Nunes, possibilitar o desenvolvimento regional”, finalizou Josi Nunes.

Internato

Ao todo, são cerca de 140 médicos participarão dos estudos complementares. As aulas práticas em internato serão ofertadas pela UnirG no período de 12 meses.

Os médicos serão distribuídos em 25 cidades do Tocantins, tais como: Dianópolis, Divinópolis, Dois Irmãos, Talismã, Lagoa da Confusão, Pium, São Salvador, Santa Rita, Araguacema, Colméia, Cristalândia, Dueré, Pugmil, Babaçulandia, Itaguatins, Ponte Alta do Tocantins, São Miguel, Arraias, Novo Acordo, Paranã, Tupirama, Formoso do Araguaia, Marianopólis, Sampaio e São Valério da Natividade.

Após a conclusão dos estudos, o candidato aprovado estará apto à revalidação do diploma de médico graduado no exterior pela UnirG.

Redação: Giselli Raffi

Fotos: Lino Vargas - Secom Gurupi