II Festival de Poesia Falada é realizado na UnirG em Gurupi

24 de Setembro de 2022

Emoção e expressividade fizeram parte do II Festival de Poesia Falada, realizado na noite desta sexta-feira, 23, no Campus Jacinto Nunes da Silva, da Universidade de Gurupi – UnirG. O concurso é promovido pelo curso de Letras em parceria com a Academia Gurupiense de Letras (AGL) e a Rádio UnirG FM 95.9.

Participaram das apresentações estudantes do Ensino Médio, público em geral, egressos e alunos da UnirG. O festival teve momentos musicais e as aguardadas interpretações das poesias inscritas, que tiveram variados temas como sentimentos, modernidade, legados, homenagens ao povo brasileiro, ao estado do Tocantins e sua cultura.

Todos os participantes receberam certificado de Menção Honrosa e as poesias e interpretações melhor votadas pela comissão julgadora foram premiadas com troféus. Confira os ganhadores em cada categoria:

Melhor Poesia (Juvenil):
1º lugar: Poesia “Modernidade, o inevitável!” por Ramon da Silva
2º lugar: Poesia “Meu legado, minha história” por Evellyn Beatriz Noleto
3º lugar: Poesia “Sua história!” por Maria Vitória Nunes

Melhor Poesia (Adulto)
1º lugar: Poesia “Em silêncio, em luta” por Luana Costa
2º lugar: Poesia “A metade que virou inteiro” por Luiz Henrique Vaz
3º lugar: Poesia “Onde foi que nos perdemos?” por Jhennifer Silva

Melhor Intérprete (Juvenil)
Ramon da Silva Custodio

Melhor Intérprete (Adulto)
Luana Costa de Carvalho

A coordenadora do Curso de Letras da UnirG, Ma. Maria Wellitania de Oliveira, disse que o festival começou com o objetivo de despertar nos próprios acadêmicos de Letras o desejo de produção artística literária. “Ser escritor, ser um poeta, também são atribuições dentro da proposta curricular da graduação. Então, àquelas pessoas, tanto acadêmicos quanto outros públicos que têm sensibilidade artística, que têm uma veia poética, é uma oportunidade que damos, para que se revelem novos artistas literários”, completou.

A comissão responsável por avaliar as poesias foi composta por literatos e poetas. O professor Fabiano Donato Leite, que compôs a comissão, percebe o evento como uma forma de saber o que a juventude pensa e vive. “Nós estabelecemos aqui um diálogo entre texto e interpretação, e assim fazemos um verdadeiro diagnóstico do que vai na alma do poeta da atualidade. Quem escreve, entrega seus medos, vontades, sonhos e anseios”, enfatizou.

O presidente da Academia Gurupiense de Letras, Me. Paulo Albuquerque, representou também a Rádio UnirG, onde atua como diretor e radiojornalista. Paulo descreve que “a academia se sente honrada e em casa, pois mantém um relacionamento estreito com o curso de Letras da nossa Universidade. Festivais são sempre importantes, pois abrem novas frentes para que os produtores de textos e intérpretes possam mostrar seus trabalhos. Só temos que parabenizar a professora Maria Wellitania pela iniciativa, juntamente com os professores do curso”, disse ele.

Redação: Ana Neurberger