Aberta a programação do 4º Fórum Nacional da Animes

14 de Setembro de 2022

Representantes de cerca de 20 Instituições de Ensino Superior Municipais de diversos Estados do Brasil estão em Gurupi participando da quarta edição do Fórum da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior (Animes). O evento é sediado pela Universidade de Gurupi – UnirG e foi aberto na manhã de hoje, 14, no Centro de Convenções Mauro Cunha. Reitores, Pró-reitores, docentes, servidores da UnirG, além de Secretários Municipais, vereadores e outros membros do Poder Público Municipal participaram da solenidade. Nesta edição, o fórum debate o tema “Ensino Superior Desafios para uma gestão pública com excelência”.

“Esse é um momento fundamental, que agrega várias universidades com características semelhantes a que temos em nossa cidade. É uma oportunidade para que os gestores compartilhem os avanços, seus desafios para que essas instituições continuem vivas e exerçam um trabalho de qualidade, contribuindo com o desenvolvimento municipal e regional”, disse a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes.

Segundo a Reitora da UnirG, Drª Sara Falcão, “o evento é uma oportunidade para que sejam compartilhadas  experiências entre os gestores, de forma que haja um aprendizado conjunto a partir de ações que já foram realizadas nos mais diversas localidades do nosso País”.

A UnirG passou a integrar a Animes esse ano, quando participou do 3º Fórum da entidade, na cidade de Rio Verde (GO). “Para nós é uma grande satisfação receber a todos, mostrando como a UnirG tem se desenvolvendo ao longo de mais de 30 anos. É uma ocasião importante para a discussão de políticas públicas voltadas para as instituições de ensino, ao mesmo tempo em que torna a nossa universidade e a cidade de Gurupi conhecidas nacionalmente”, destacou o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda.

O presidente da Animes, Me. Antônio Henrique Habib, falou sobre o propósito da entidade e do evento. “O encontro promove o fortalecimento das nossas relações institucionais, novos aprendizados, que nos ajudam a implementar uma gestão pública de excelência, resultando  na oferta de um ensino superior também de excelência. Dessa forma podemos, cada vez mais, participar dos debates em nossos Estados e também em nível Federal que envolvam políticas públicas para o ensino superior, pois esta é uma das nossas grandes lutas”, disse Habib.

Ainda na abertura, o presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede), Dr. Ricardo Tonassi Souto, frisou a relevância da participação da comunidade acadêmica nos Conselhos Estaduais. “Muitos docentes desconhecem a estrutura dos Conselhos e suas atribuições. Precisamos que haja maior disseminação do conhecimento sobre as estruturas administrativas educacionais, além da legislação educacional do nosso País. É fundamental que todos conheçam sobre o tema, haja vista a relação entre o Conselho Estadual e as Instituições Municipais”, reforçou Tonassi.

O evento contou ainda com a presença do do vice-reitor, Me. Jeann Bruno Ferreira; da Pró-reitora de Graduação, Drª Rise Rank; e da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Ma. Miréia Aparecida Bezerra.

Desafios e Perspectivas

A primeira palestra do 4º Animes foi proferida pelo Secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Escola de Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Dr. Alsones Balestrin.

Ao falar sobre “Os Desafios, Perspectivas e Tendências na gestão da Educação Superior”, Balestrim compartilhou o pensamento do escritor norte-americano Arthur Levine Scott, autor de The Great Upheaval (ainda sem título em português).

“A economia digital deu ao consumidor a escolha sobre como o cliente deseja consumir o conteúdo”, disse. Todavia, segundo ele, no campo da educação as inovações ainda ocorrem de forma mais lenta.

“O futuro das universidades passa pela adaptação das instituições, tendo em vista as transformações culturais, políticas, econômicas e sociais. Mesmo as mais instituições de grande prestígio precisam estar atentas a isso. Permanecerão vivas aquelas que vierem a gerar grande impacto na sociedade e forem consideradas indispensáveis”.

Balestrim finalizou ressaltando que a universidade é um poderoso instrumento para a promoção de mudanças. “É possível mudar a paisagem do nosso entorno e ser relevante na região e no País, por meio da articulação entre todos as pessoas que compõe esse processo. Certamente esse é um grande desafio para nós”.

O evento segue até amanhã, 15. Confira a programação completa aqui

Redação: Meiry Bezerra