Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
05 de Setembro de 2022
Pesquisadores da Universidade de Gurupi – UnirG, tiveram o projeto para a criação de um Centro de Inovação da UnirG aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos – Finep. A verba destinada ao será de mais de R$ 4 milhões e o ambiente será instalado no Shopping Araguaia, em Gurupi.
O local oferecerá um espaço organizado e equipado para promover o desenvolvimento do conhecimento e de ações empreendedoras, fomentando a cultura da inovação na região sul do Tocantins.
De acordo com o pesquisador, Drº Róbson Ruiz Olivoto, o Centro de Inovação terá uma área destinada a implementação dos cursos de Educação a Distância (EaD). “O plano é favorecer e apoiar o empreendedorismo, compartilhando conhecimento, experiências exitosas e estabelecendo novas parcerias, com o propósito de promover o desenvolvimento regional e estadual”, falou o professor.
No espaço terá a estrutura acadêmica dos cursos à distância da UnirG, acondicionada em 600m², divididos em dois pisos de 300 m² cada. “Ao todo, o investimento será de mais de R$ 6,4 milhões, incluindo a contrapartida da Instituição. Os laboratórios têm o propósito de, além de desenvolver pesquisas que gerem produtos patenteáveis e rentáveis para a UnirG, também prestar serviços de validação cientifica para empreendedores/pesquisadores do estado e de outros, que necessitem destes serviços”, completou Olivoto.
Conforme for a liberação da verba será o prazo final para a conclusão do projeto. “O Tocantins, em especial a região Sul, tem apresentado número crescente de pesquisadores, inovadores e empreendedores propondo ações importantes para o desenvolvimento regional e estadual. Porém, carece de uma estrutura organizada com foco no fomento, no auxílio, na prestação de serviços, ou seja, precisa de um local com as características especificas de um Centro de Inovação”.
O pesquisador disse ainda que pretende conquistar com o desenvolvimento do Centro, condições para auxiliar os empreendedores, efetivamente, com ações assertivas e concretas no sentido de propiciar desenvolvimento inovador, tecnológico e uma contribuição efetiva no desenvolvimento regional.
“A localização do Centro é estratégica. O Shopping é um local de expansão e crescimento do Município, tanto em espaço físico quanto em população, mas especialmente comercial. O ambiente nos oferece toda a infraestrutura necessária, desde restaurantes até lojas de conveniência e equipamentos”, avaliou o professor.
Para o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Drº Fábio Pegoraro, o Centro de Inovação trará a Gurupi e região um grande avanço no que diz respeito ao desenvolvimento de inovação, ciência e tecnologia. Poderá ainda, contribuir com a geração de emprego por meio do empreendedorismo inovador.
“O Centro somente será possível graças ao amadurecimento que Gurupi possuiu nos últimos anos, em um ambiente favorável a inovação por conta de seu ecossistema gerado pela UnirG, UFT e o IFTO. Teremos um ambiente ainda mais favorável para sermos uma região cada vez mais inovadora, incentivando a ciência e a tecnologia a diversos setores da economia de forma sustentável”, finaliza o pró-reitor.
A equipe
Além do professor Drº Róbson Ruiz Olivoto, o projeto conta ainda com a participação dos pesquisadores da UnirG: Drª Samara Tatielle Monteiro Gomes, Ma. Miréia Aparecida Bezerra Pereira e Drº Fábio Pegoraro. São cientistas que desenvolvem suas pesquisas nas áreas de biologia molecular, bioinformática e biotecnologia que serão os responsáveis por todo processo de compra, instalação e estabelecimentos dos protocolos.
A equipe será auxiliada por um acadêmico de Medicina, já pertencente ao quadro de bolsistas de iniciação cientifica da Instituição, na instalação e testagem dos equipamentos.
O projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Gurupi, Instituto Federal do Tocantins - IFTO e Sebrae.
Redação: Giselli Raffi
Fotos: imagens meramente ilustrativas/freepik