Estudantes de Medicina em Paraíso do TO participam da Aula Inaugural e Cerimônia do Jaleco

22 de Agosto de 2022

Na noite da última sexta-feira, 19, os acadêmicos ingressantes no segundo semestre de 2022 da Universidade de Gurupi – UnirG, campus Paraíso do Tocantins, participaram da Aula Inaugural e da Cerimônia do Jaleco. O evento reuniu familiares, amigos, autoridades, estudantes e gestores da Instituição no Palácio da Cultura Cora Coralina.

Na abertura da programação, o público presente prestigiou apresentações de música, teatro e dança, realizadas por professores e alunos da Casa de Cultura Maestro Othonio Benvenuto de Gurupi.

A Reitora da UnirG, Drª Sara Falcão, agradeceu a confiança depositada pelos pais e estudantes na UnirG e deu ainda as boas-vindas aos novos acadêmicos que iniciam essa importante etapa em suas vidas. "Desejamos a todos um ótimo semestre letivo, nossos servidores e os departamentos da Instituição estão à disposição de todos", falou.

O presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, que representou a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, comentou sobre a satisfação da Instituição em receber mais uma turma. “É uma alegria poder conhecer familiares e amigos dos ingressantes, em um momento que marca a jornada acadêmica e estreita os laços entre a UnirG e seus acadêmicos”, afirmou.

O Aula Inaugural também contou com a presença do vice-reitor, Me. Jeann Bruno Ferreira e da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Ma. Miréia Aparecida Bezerra.

Desafios da carreira médica

O médico egresso da UnirG, campus Gurupi, e atual representante do Tocantins no Conselho Federal de Medicina (CFM), Estevam Rivelo, participou do evento e proferiu uma palestra sobre os “Desafios da Medicina atual”.

“É uma grande satisfação retornar à UnirG. Foi essa universidade que me deu as condições de chegar aos lugares que hoje ocupo. Ao longo desses dez anos como médico tenho buscado trilhar os bons caminhos que me foram ensinados na universidade, sempre me tentando me capacitar para atuar em um cenário que muda a todo o instante”, disse.

Ao longo da palestra, Rivelo expôs o panorama do mercado de trabalho, desde o início da implantação das faculdades de Medicina no Brasil até os dias atuais. “Há uma década nós tínhamos em torno de 125 escolas de Medicina, hoje já estamos próximos a 400, que formam em torno de 40 mil novos profissionais por ano. Os estudantes precisam estar atentos a esses números, devem se dedicar ao máximo durante a graduação e buscar uma residência médica, pois o mercado é exigente com todos os profissionais, sejam eles formados aqui ou em qualquer parte do País”, ressaltou.

Ainda de acordo com ele, a população atualmente está mais informada e espera receber do profissional médico um atendimento de qualidade. “É necessário prestar um serviço à altura do que a sociedade espera, ou seja, um atendimento humano, mas também que demonstre conhecimento técnico a respeito das diversas patologias e demandas que chegam ao consultório médico”, complementou.

Cerimônia do Jaleco

Cerca de 60 alunos participaram de um momento marcante na trajetória acadêmica dos futuros médicos: a Cerimônia do Jaleco. Das mãos de familiares e amigos, eles receberam o jaleco branco simbolizando o início da conquista da tão sonhada graduação em Medicina.

“Esse é um momento de muita emoção para todos nós, tanto para o aluno como para a família. Vestir esse jaleco pela primeira vez representa o início de tudo, realmente vale muito a pena ter vindo prestigiar essa cerimônia”, disse o senhor Maurício Fernandes, pai da estudante Isabela Bandeira, que veio de Palmas (TO) para o evento.

A acadêmica Larissa Maria Melo Valadares recebeu o jaleco branco das mãos de sua mãe. “É um sentimento de gratidão, por ser o começo de um grande sonho que é o de ser uma médica e exercer a Medicina de forma humana. Desde criança sempre desejei essa profissão e lutei muito até conseguir chegar aqui. Hoje é um dia de muita emoção”, disse ela, que veio de Araguaína (TO) para estudar na UnirG.

A coordenadora do curso de Medicina, professora Ma. Seyna Ueno Rabelo Mendes, falou sobre esse importante momento. “Vocês são a esperança de suas famílias e, amanhã, serão a esperança de seus pacientes. Na universidade vocês devem adquirir conhecimento, mas também habilidades e atitudes humanas para o exercício da profissão. Isso era um sonho, mas que agora está sendo vivido”, disse.

Ao final da cerimônia, a diretora do campus de Paraíso do Tocantins, Ma. Sávia Herrera, fez referência ao papel transformador da Medicina. “Essa é uma profissão que muda vidas, por isso, vamos sonhar e também realizar. Vamos transformar a realidade do Município de Paraíso, com boas práticas, pesquisa e difundindo conhecimento”, finalizou.

O evento foi promovido pela Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil (Proecae), com a colaboração da Diretoria do Campus de Paraíso do Tocantins e representantes dos acadêmicos.