UnirG recebe da Prefeitura de Gurupi a administração da UPA

08 de Julho de 2022

Na manhã de hoje, 08, ocorreu a solenidade oficial da transferência administrativa da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para a Universidade de Gurupi – UnirG. O evento ocorreu na sede da UPA e contou com a presença de gestores e servidores da Instituição, além de autoridades locais.

Entre os presentes estavam a Prefeita de Gurupi, Josi Nunes, o presidente da Fundação UnirG, Thiago Miranda, a reitora, Drª Sara Falcão, a pró-reitora de graduação, Drª Rise Rank, o diretor administrativo e finanças da UnirG, Oximano Jorge, o secretário municipal de saúde - Semus, Sinvaldo Moraes, o professor e membro do Conselho Municipal de Saúde, Drº Francícero Rocha, além de vereadores e secretários do município.

O servidor da UnirG, Alexandro Miranda Rodrigues é o coordenador geral da UPA. Ele aproveitou o momento para agradecer a confiança dada pela prefeita e pela UnirG. “Vamos continuar trabalhando para melhorar não somente o acolhimento dos pacientes, mas também servidores e médicos da UPA. Essa parceria tem o intuito de dar frutos excelentes para a comunidade, queremos que todos possam falar do orgulho de trabalhar na UPA administrada pela a UnirG”, ressaltou.

A reitora também agradeceu a confiança de Josi Nunes, e lembrou que a UnirG já realizou mais de 150 mil atendimentos na área da saúde de Gurupi. A parceria irá somar e beneficiar ainda mais a população. “Queremos honrar esse voto de confiança nos dado, para os atendimentos de urgência e emergência. Nosso plano de atividades terá o mesmo modelo do sistema que fazemos no Ambulatório de Saúde Comunitária da UnirG, onde temos 17 especialidades médicas coordenadas pela Fundação UnirG e a academia é a responsável pela parte pedagógica”, explicou Falcão.

“Traremos todos os nossos cursos para atuarem dentro da Unidade, não somente da saúde, de forma que os alunos possam aproveitar junto com os professores, desenvolver suas atividades contribuindo e agilizando os atendimentos. Pretendemos utilizar a UPA como uma unidade escolar que faça a diferença no Tocantins, oferecendo novas especialidades e aprimorar os atendimentos”, completou a reitora.

Conforme o presidente da Fundação UnirG, a Instituição auxiliará apenas na gestão da Unidade. “É uma responsabilidade muito grande para a UnirG, mas temos Know-how, conhecimento e expertise na área da Educação e da Saúde, que agora vamos praticar em uma UPA. Nossos trabalhos tiveram  início desde o primeiro dia deste mês, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, e nosso intuito é melhorar o atendimento com a parceria da Prefeitura de Gurupi”, ressaltou.

“A UnirG não aumentará os gastos, os servidores permanecerão os mesmos, apenas teremos a colaboração dos acadêmicos, com auxílio dos profissionais, praticando o que eles aprendem em sala de aula. Os recursos continuarão sendo do Fundo de Saúde, por meio da Semus”, esclareceu Thiago Miranda.

“Estamos otimistas com essa parceria que envolve ensino, gestão, saúde e comunidade. A UnirG cuidará da parte administrativa e assim oferecerá com maior qualidade os serviços para a população. A ideia é fortalecer e organizar o trabalho desenvolvido pela Unidade, na busca de melhorias na gestão pública”, afirmou o Secretário de Saúde, Sinvaldo Moraes.

A prefeita Josi Nunes destacou que o objetivo da transferência administrativa para a UPA é melhorar a qualidade de serviço público ofertado, sem prejuízos ao servidor, além de ampliar as especialidades garantindo a diminuição de custos, melhoria na gestão administrativa e financeira, na produtividade e diminuir burocracias.

“É um modelo de gestão adotado em vários municípios que passa o serviço público para empresas privadas, instituições ou organizações sociais. Sabemos que é uma mudança que pode gerar resistência das pessoas no início, porém é um instrumento que gerará produtividade. Nossa expectativa é de que sejam prestados serviços de qualidade”, avaliou a prefeita.

“Estamos transferindo para uma Universidade que tem vários cursos na área da saúde e com certeza será uma ação boa para ambos. Para o município que irá alcançar esse objetivo e para a UnirG que precisa de espaços para formação dos seus alunos. Dessa forma quem sai ganhando é a comunidade e espero poder ampliar essa ideia para outras unidades de saúde”, finalizou Josi Nunes.

Redação: Giselli Raffi

Fotos: Tânia Mara