Projeto do curso de Enfermagem orienta adolescentes de escolas públicas sobre prevenção da gravidez precoce

15 de Junho de 2022

Cerca de 400 estudantes participaram de uma palestra na manhã de hoje, 15, na Escola Estadual Joaquim Pereira da Costa, idealizada pelos professores e acadêmicos do curso de Enfermagem da Universidade de Gurupi que integram o projeto “Gravidez na Adolescência: prevenindo e planejando o futuro”. Essa é a primeira de uma série de palestras que devem ser realizadas em 20 escolas municipais e estaduais em Gurupi até o final de 2022.

O projeto existe desde 2018, mas devido a pandemia da Covid-19, as atividades estavam suspensas. Com a retomada das atividades presenciais, gradativamente novas ações começam a ser realizadas junto à comunidade. De acordo com a coordenadora do projeto, professora Drª Sandra Marroni, do curso de Enfermagem, “a prevalência de gravidez nessa faixa etária ainda é muito grande. Durante a palestra são abordados os impactos sociais, emocionais e físicos de uma gravidez não planejada na adolescência, além dos projetos de vida que são interrompidos. Essa é uma contribuição que estamos dando para a comunidade, com base em pesquisas e no conhecimento produzido na academia”.

Cerca de 20 acadêmicos de Enfermagem participam do projeto, entre eles Welto Martins Guimarães, do 7º período,  que falou aos estudantes secundaristas. “É muito válida a presença de um projeto de Enfermagem no ambiente escolar, para que essas informações cheguem com mais frequência a quem precisa. Por falta de esclarecimentos muitos jovens podem vir a adoecer ou engravidar, ou seja, esse é um conhecimento que pode mudar o futuro de muitos adolescentes. Para a minha formação como enfermeiro o projeto também é de grande importância, pois futuramente já terei experiência sobre como desenvolver um trabalho assim”, disse.

Segundo a diretora da Escola Estadual Joaquim Pereira da Costa, professora Antonia Euzélia, a orientação sobre a gravidez é de grande valia, pois a escola também trabalha tem um papel muito importante na sensibilização sobre o tema. “As meninas e os meninos precisam conhecer os problemas decorrentes de uma gravidez não desejada nessa idade, além das infecções que podem ser contraídas no ato sexual sem prevenção. Ficamos gratos com a palestra oferecida pelo curso de Enfermagem”, finalizou.

O projeto também conta com a colaboração da professora de Enfermagem Ma. Naiana Mota, e do curso de Psicologia da UnirG.