Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
02 de Junho de 2022
Na última quinta-feira, 26, os alunos do curso de Medicina do 3º período da Universidade de Gururpi - UnirG, sob a coordenação do professor da disciplina Atenção Básica III, Dr. Francícero Rocha Lopes, realizaram a I Expedição de Saúde da UnirG, na Aldeia Txuiri, na Ilha do Bananal.
No local, cerca de 75 acadêmicos realizaram 150 atendimentos, entre eles: anamnese, exame físico, antropometria, exame de glicemia, aferição de pressão arterial, orientações diversas, questionário de saúde geral, palestras sobre autocuidado, hipertensão, diabetes, automedicação, bem como, forma ministradas oficinas de pintura para as crianças e atividades recreativas.
De acordo com o professor, a responsabilidade da docência é desenvolver nos acadêmicos o espirito crítico-analítico-reflexivo a partir das vivências de práticas de imersão. Os alunos tiveram a oportunidade de realizar um diagnóstico situacional sociocultural da comunidade indígena, com um olhar antropológico e social, sob os aspectos de integralidade e universalidade da saúde.
“O objetivo da visita foi de aproximar os acadêmicos do cunho teórico da prática cotidiana diária de uma comunidade, nesta visita a uma população indígena. Os alunos desenvolveram atividades de avaliação do estado de saúde na aldeia, orientações, palestras educativas, atendimento as crianças e adultos”, avaliou Lopes.
Estima-se que a população indígena no Tocantins equivale a 12.747 habitantes, 23 etnias, 198 aldeias, 32 Unidades Básicas de Saúde Indígena, cinco Polo Base.
Com a criação do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS) possibilitou que a população recebesse uma atenção à saúde diferenciada.
Redação: Giselli Raffi
Foto: arquivo pessoal