Professora da UnirG conclui Doutorado na Universidade de Coimbra - PT

24 de Maio de 2022

A professora do curso de Psicologia da Universidade de Gurupi - UnirG, Eliana Núbia Moreira, defendeu recentemente a tese de Doutorado em Ciências da Educação com Especialização em Organização do Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – FPCE/UC.

A tese “Reflexões sobre ciência e a produção do conhecimento científico na percepção de docentes e discentes no ensino superior”, foi orientada pelas professoras, Drª Albertina Lima de Oliveira e Drª Cristina Maria Coimbra Vieira.

Segundo a professora Eliana Moreira, sendo a problemática epistemológica uma das questões centrais em Ciências da Educação, a investigação abordou aspectos metodológicos na obtenção do conhecimento.

“O objetivo da pesquisa foi conhecer a percepção dos envolvidos sobre a própria vivência no contexto universitário. Os participantes inquiridos nestes estudos foram estudantes e professores do 1° e 3° ano de licenciatura de quatro faculdades da Universidade de Coimbra”.

“É um estudo que enfatizou a Educação pautada em uma vertente humanista, priorizando o desenvolvimento do pensamento crítico e revisão e elucidação epistêmica sobre a relação ensino-aprendizagem e o sentido do ato de fazer pesquisa”, falou.

A professora agradeceu a oportunidade da conclusão do doutorado. “Minha gratidão em poder ampliar meus conhecimentos e reconhecer a responsabilidade do sistema educativo em dar respostas às necessidades do contexto social, formando cidadãos livres, autônomos e solidários, capazes de fazerem escolhas promotoras do bem-estar individual e coletivo com responsabilidade sustentável”.

Eliana acrescentou que, “ter vivenciado a experiência de pensar sobre o pensamento e melhor compreender a mim mesma e o mundo, numa ação sensata, ética, numa dimensão cognitiva e emocional, é motivo de agradecimento a tudo e todos que acompanharam minha trajetória”.

A professora agradeceu ainda a UnirG. “Meu reconhecimento e gratidão eterna por todo o meu percurso profissional como docente, e pela Instituição ter possibilitado a minha licença para a capacitação profissional. Com esta qualificação, anseio condições favoráveis para que eu possa aprimorar o exercício da docência, assumir meu compromisso social e produzir acesso livre ao conhecimento científico”, concluiu Moreira.

Eliana Moreira é Mestra em Psicologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/SP), e pertence ao quadro de docentes da UnirG há 17 anos. Ela foi coordenadora de curso e de estágio em duas gestões.

Redação: Giselli Raffi

Fotos: arquivo pessoal