Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
13 de Maio de 2022
Com o objetivo de lembrar o Movimento da Luta Antimanicomial, comemorado no dia 18 de maio em todo o Brasil, a coordenação do curso de Psicologia da Universidade de Gurupi – UnirG, promoverá atividades que terão como tema “Desafios, Perspectivas e Conscientização da Luta Antimanicomial”. O evento ocorrerá entre os dias 17 e 20 de maio, a partir das 19h30, nos auditórios F e D do Campus Jacinto Nunes da Silva, campus I.
Podem participar os estudantes do curso. As inscrições estão abertas, são gratuitas e devem ser realizadas pela Plataforma I-OW no endereço: https://iow.unirg.edu.br/eventos/evento.php?e=3485
A programação incluirá palestras, Cinema e Psicologia, ação da Liga Acadêmica de Saúde Emocional (Lase). Serão abordados temas sobre saúde mental relacionados ao município de Gurupi, ao estado do Tocantins, à comunidade indígena e a também às crianças.
Entre eles estão: “O Cuidado da Saúde mental indígena”, “Saúde Mental no município de Gurupi-TO”, Cinema e Psicologia - “ Um Estranho no ninho”, “Panorama da Saúde mental no Tocantins”, além de uma atividade recreativa que será promovida pela Atlética Insana.
Confira aqui a programação completa.
Luta Antimanicomial
A luta Antimanicomial é um movimento social que tem por objetivo rever a reforma psiquiátrica e tornar mais humanizado o atendimento e tratamento aos doentes mentais.
No Brasil este movimento se iniciou na década de 70, num processo de redemocratização do país e do sistema único de saúde. Dois marcos são importantes neste processo que simboliza a luta, o Encontro dos profissionais de saúde mental em Bauru/SP e a I Conferência de Saúde Mental e Brasília.
Através destes movimentos que vêm ocorrendo ano após ano, se repensa a reforma psiquiátrica o uso das clínicas psiquiátricas e suas práticas abusivas para com a pessoa em sofrimento psíquico e adoecimento mental.
Redação: Giselli Raffi