UnirG participa do lançamento do Programa de Ciência, Tecnologia e Inovação do Tocantins

11 de Março de 2022

Com o objetivo de promover o desenvolvimento do Estado, o governador em exercício do Tocantins, Wanderlei Barbosa, lançou ontem, 10, o Programa Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e um elenco de ações para alavancar o setor científico, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt).

O evento foi realizado no Palácio Araguaia, em Palmas, e contou com a presença do Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade de Gurupi - UnirG, Drº Fábio Pegoraro, representando a reitora, Drª Sara Falcão.

De acordo com Pegoraro, dentre as ações apresentadas, na ocasião foi assinado um Termo de Cooperação para o fortalecimento científico, para o desenvolvimento da pesquisa, tecnologia e inovação, firmado entre a UnirG, Universidade Federal do Tocantins – UFT, Universidade Estadual do Tocantins – Unitins, Instituto Federal do Tocantins – IFTO e a Universidade Católica do Tocantins – Unicatólica.

“O Termo de Cooperação é importante, principalmente, pelo fato de unir as Universidades. Cada Instituição de Ensino está focada nas suas vocações e acreditamos que poderemos concentrar esforços naquilo que realmente dominamos para que de fato a ciência e a tecnologia seja desenvolvida em sua plenitude, contribuindo para  o desenvolvimento sustentável do Tocantins”, disse Pegoraro.

O professor acrescentou ainda que “o Estado do Tocantins, por meio do Governador, está muito empenhado e que, conforme o presidente da Fapt relatou, professor Márcio Silveira, essa é uma das poucas vezes que o Estado se preocupa com o desenvolvimento cientifico”.

“Temos que fazer investimentos nesta área de ciência, tecnologia e pesquisas em todos os setores. Nós sabemos da importância e de que maneira vamos industrializar o Estado e gerar muito mais empregos. Nós temos que buscar esses caminhos e buscar as parcerias. Estamos com o olhar voltado para esse setor, porque sabemos que é o caminho para o desenvolvimento e se aportamos recursos, seguramente estaremos lado a lado com outros estados para fazermos a evolução tecnológica”, salientou o governador Wanderlei Barbosa.

O evento contou ainda com a presença da comunidade científica e de gestores públicos, reitores de universidades, deputados estaduais, federais e secretários de Estado. (*)

Confira a Carta de Intenções assinada pelas Instituições de Ensino Superior.

(Com informações do www.to.gov.br/)*

Redação: Giselli Raffi