Jornalismo recebe do CCE-TO conceito 4, e renova o reconhecimento do curso

28 de Janeiro de 2022

Foi publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins nº 6017, de 27 de janeiro de 2022, o parecer emitido pelo Conselho Estadual de Educação – CEE/TO, que renova o reconhecimento do curso de Comunicação social – habilitação em Jornalismo da Universidade de Gurupi – UnirG, pelo período de três anos, com o conceito 4,4. A nota máxima emitida pelo CEE-TO para um curso de graduação é 5.

A verificação in loco ocorreu nos dias 7 e 8 de junho, quando os membros do CEE-TO fizeram a análise de documentos e verificação da estrutura física. Também foram realizadas reuniões com colegiados e entrevistas com acadêmicos, professores, servidores administrativos e gestores.

A comissão chegou aos conceitos: Organização Didático-pedagógica - conceito: 4,2; Corpo Docente e Tutorial - conceito: 4,7 e Infraestrutura - conceito: 4,3. O Conceito Final do curso é 4,4.

“Esperamos muito por essa avaliação que é resultado de um esforço em conjunto das equipes da coordenação, docentes e técnicos. Estamos em festa por saber que o trabalho que tanto dedicamos foi reconhecido com a qualidade. O ensino de Jornalismo é uma missão de inúmeros desafios, mas temos certeza da importância dessa missão em serviço à sociedade e é imensamente gratificante saber que os nossos passos estão em uma direção positiva", disse a coordenadora do curso, Ma. Gabriela Melo.

O curso de Jornalismo foi criado em 2001 é o mais tradicional do Tocantins com mais de 20 anos de história sendo responsável por colocar centenas de profissionais no mercado de trabalho.

Segundo a coordenadora de estágio, Ma. Alessandra Duarte, a conquista se fez devida a capacidade técnica da equipe docente e contou também com o apoio da Assessoria Pedagógica da Pró-reitoria de Graduação – Prograd.

“Estamos muito felizes e aliviados porque esperamos dois anos por esta avaliação, já que houve o atraso por causa da pandemia. Esse resultado é fruto de um trabalho em equipe que iniciou em 2015, com a criação da nova matriz curricular circular, desde a concepção até a operacionalização ao longo de seis anos, uma vez que a primeira turma teve início em 2016”, destacou a professora.

Além da qualidade do ensino, o curso de Jornalismo da UnirG sempre procurou inovar, buscando novidades que atendam às atuais demandas do mercado, como exemplo disso, a matriz iniciada em 2021, que tem como foco o Jornalismo de Dados, uma forte tendência

Redação: Giselli Raffi