UnirG promove I Seminário de Iniciação Científica

26 de Novembro de 2021

Com o objetivo de dar oportunidade para os estudantes apresentarem suas pesquisas para a comunidade acadêmica, juntamente com os professores, a Universidade de Gurupi – UnirG, por meio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação - Propesq, realizou nesta sexta-feira, 26, o I Seminário de Iniciação Científica - SIC. O evento ocorreu no campus II da Instituição.

Entre os temas abordados no evento estavam: Logística reversa do lixo eletrônico: uma investigação, implementação e operacionalização nos municípios do Tocantins contemplados pelo decreto presidencial nº 10.240/2020; A eficácia do programa de extensão hora cidadão da Universidade de Gurupi no seu 10º aniversário; efeitos do micro corrente, do colágeno e do Dmae sobre o tecido conjuntivo de ratos wistar avaliados por métodos histológico e gravimétrico; Rumo a um cuidado digital para apoiar o tratamento do AVC no Brasil: uma proposta baseada na mineração de processos; sintomas depressivos e ansiosos em universitários: um estudo numa universidade do sul do Tocantins.

De acordo com o Assessor da Propesq e coordenador do SIC, Drº Francicero Rocha Lopes, “é necessário que a academia incentive os alunos participarem desenvolvendo cada vez mais pesquisas, como também estejam inseridos nesse tripé, pesquisa, ensino e extensão. Este é o primeiro seminário que realizamos e já estamos pensando em institucionalizá-lo inserindo-o no calendário acadêmico, devido a importância que se tem na promoção da iniciação científica”, ressaltou.

Para o vice-reitor, professor Me. Jeann Bruno Ferreira, o Seminário é ainda uma oportunidade de apresentar as pesquisas realizadas por discentes e docentes, dando visibilidade aos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores da UnirG, que vão além da sala de aula.

“Também é uma forma de dar confiança e credibilidade aos nossos alunos que são bolsistas da iniciação científica. E nós apoiamos a pesquisa porque contribui com o desenvolvimento da nossa sociedade propondo novas soluções”, finalizou o vice-reitor.

Redação: Giselli Raffi