UnirG se prepara para retorno das aulas presencias, com rodízio das turmas

10 de Agosto de 2021

Desde o início da pandemia no Brasil, meados do mês de março, a Universidade de Gurupi - UnirG passou a ofertar o ensino remoto, para evitar aglomerações e manter o isolamento social. O intuito foi de inibir a propagação do Coronavírus e cumprir com as recomendações dos órgãos da saúde.

Professores e acadêmicos iniciaram, de forma virtual, um ensino emergencial realizado de suas casas, através do uso da tecnologia. Com o “novo normal” da educação, o formato remoto passou a ser a maneira de dar continuidade ao aprendizado, porém a distância, do ensino não presencial.

Quase um ano e meio depois, com a redução da transmissão do vírus e o aumento de pessoas vacinadas, a partir deste semestre, o campus da UnirG em Gurupi está planejando retomar gradativamente, as atividades teóricas presenciais, porém de forma híbrida.

A novidade está prevista para ocorrer a partir de 15 de agosto, para todos os cursos da Universidade. O sindicato dos professores universitários e a associação dos servidores da Instituição estiveram reunidos com gestores da Instituição e a prefeita de Gurupi, Josi Nunes, apoiando a decisão.

De acordo com a pró-reitora de graduação, Drª Rise Rank, no campus de Paraíso do Tocantins as aulas já iniciaram totalmente presencial. Porém, para Gurupi, o retorno será gradativo, tendo como base as orientações dos Decretos Estadual e Municipal.

Rank completou ainda que para realizar as aulas híbridas é necessário que haja a aprovação do Conselho Superior Acadêmico - Consup. A reunião será esta semana e ela apresentará aos membros as possibilidades de como serão ministradas.

“Nesta quinta-feira iremos nos reunir para decidir sobre a retomada das aulas. Algumas turmas permanecerão de forma remota, pois não têm como serem presenciais. A intenção é mostrar para os membros como faremos, para que eles entendam e verifiquem a possibilidade de no próximo dia 15, possamos dar início ao sistema hibrido”, explicou.

Segundo o presidente da Associação Servidores Administrativos da Fundação UnirG, Leonardo Mota, o retorno às aulas possibilitará alunos mais preparados para o mercado de trabalho. “Nós apoiamos o retorno das aulas presenciais, pois a UnirG se orgulha de colocar profissionais no mercado de trabalho. Vejo esse momento, principalmente para os acadêmicos da saúde, como uma oportunidade de obter experiências e estar ainda mais preparados para atuar neste cenário, causado pela pandemia”, ressaltou.

Para o presidente da Associação do Professores Universitários de Gurupi - Apug/SSind, professor Me. Gil Correia, para que haja o retorno presencial, é necessário um controle sanitário garantindo a saúde de todos. “Nossa proposta do retorno seria com todos vacinados, mas entendemos o momento em que estamos vivendo. Pedimos que se faça um procedimento constante de acompanhamento dos servidores, professores e alunos para garantir a saúde de todos para que não tenhamos o aumento da proliferação do vírus. Caso contrário, iremos repensar a questão”, finalizou.

Ensino Híbrido

O ensino híbrido, é um modelo de educação que propõe que a aprendizagem deva ocorrer tanto em sala de aula, quanto em plataformas digitais de ensino.

Turmas com grande quantidade de alunos, para conseguir manter o distanciamento, terão a presença em sala de aula com o máximo 60% dos alunos. Os demais acompanharão de forma remota, e assim, haverá um rodízio para dar oportunidade a todos estudantes.