Professora e aluna de Pedagogia publicam capítulo de livro sobre Educação Infantil

02 de Junho de 2021

A professora do curso de Pedagogia da Universidade de Gurupi – UnirG, Ma. Maria Leci de Bessa Mattos, orientou a acadêmica Tatiana de Melo da Silva em um artigo, que resultou em um dos capítulos do livro “Educação Infantil: Políticas, Práticas e Formação de Professoras (es)”, publicado recentemente pela editora Atena.

A obra organizada pela professora da Universidade Federal de São Paulo, Drª Dilma Antunes Silva, foi construída por muitos educadores do Brasil. Reúne uma coletânea de textos que tratam de temáticas presentes no cotidiano de creches e pré-escolas e que são fundamentais no processo de construção de uma agenda política prioritária à Educação Infantil brasileira.

De acordo com a professora, o capítulo trata sobre “A Educação Infantil: a experiência de estágio observando a rotina em um Centro Municipal de Educação Infantil de Gurupi - Cemei”, e relata o resultado da pesquisa e vivência no Estágio Supervisionado de Educação Infantil acompanhado pela professora e sua aluna, que agora é egressa do curso.

O artigo buscou analisar o desenvolvimento do hábito do cuidado pessoal para a garantia da promoção de saúde em relação ao ato de lavar as mãos e escovar os dentes das crianças. Nesse sentido, embora as atividades de estágio tenham sido acompanhadas antes da pandemia de Covid-19 o artigo tem uma grande atualidade e centralidade na atual diante da disseminação da doença”, disse a professora.

O capítulo demonstra que o fato de ensinar as crianças hábitos saudáveis as capacitam para ter autonomia e a praticá-los em seu cotidiano. “Crianças que aprendem o habito e a prática de cuidados com o corpo e com a higiene tem um papel essencial, pois elas vivenciam o que aprendem, além do espaço escolar, reproduzindo as práticas em suas casas, igrejas e demais espaços por onde elas circulam. Isso torna algo natural, fácil e fundamental para a saúde de todos, inclusive porque elas cobram dos adultos posturas corretas em relação a higiene”, acrescentou Bessa.

Uma pequena experiência no estágio verificou que, conforme o ritmo e faixa etária da criança houve possibilidade de emancipação das crianças no processo participativo, prazeroso, educativo, alegre e de desenvolvimento da aprendizagem. “Nesse sentido, o estágio supervisionado tem se destacado em ações relevantes em diversas escolas infantis de Gurupi, contribuído de maneira exemplar com a formação dos acadêmicos, futuros profissionais da educação infantil”, finalizou.

Para adquirir o livro clique aqui.

Redação: Giselli Raffi - Jornalista