Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
18 de Maio de 2021
Na tarde de hoje, 19, três docentes da Universidade de Gurupi – UnirG, integram a programação do Pint of Science, o festival mundial de divulgação científica em bares e restaurantes. Devido a pandemia da Covid-19, as atividades estão ocorrendo de forma remota, com transmissão pelo canal oficial da Universidade Federal do Tocantins no YouTube.
Às 15h, o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Fábio Pegoraro, irá abordar a “Inteligência Artificial e seus impactos na área da saúde”. Em seguida, o professor dos cursos de Educação Física e Medicina, Dr. Robson Olivoto, irá falar sobre o “Estudo dos parâmetros cardíacos e níveis glicêmicos de ratos diabéticos tratados com extrato da campomanesia pubescens”. As “Formas de financiamento para o Jornalismo” serão discutidas pela professora do curso de Jornalismo, Ma. Marina Bitar.
“O Pint of Science tem a proposta de popularizar a ciência. Estão sendo abordados temas variados, em diferentes áreas do conhecimento, com a finalidade de valorizar e apresentar a ciência em uma linguagem acessível, mais próxima da comunidade”, afirma uma das organizadoras do evento e coordenadora de estágio do curso de Jornalismo da UnirG, Ma. Gabriela Melo.
Essa é a quarta edição do evento no Tocantins. A realização é do Núcleo de Pesquisa e Extensão "Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino" (Opaje), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Universidade de Gurupi (UnirG), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor).
O Pint of Science segue até amanhã, 19. Veja a programação completa:
Terça-feira (18/05)
14h20: Inovação Pedagógica e Educação 4.0 - Eduardo Cezari (Pró-reitor de Graduação - UFT)
15h00: Inteligência Artificial e seus impactos na área da saúde - Fábio Pegoraro (Pró-reitor de Pesquisa - UnirG)
15h40: Estudo dos parâmetros cardíacos e níveis glicêmicos de ratos diabéticos tratados com extrato da campomanesia pubescens - Robson Olivoto (UnirG)
16h20: Formas de financiamento para o Jornalismo - Marina Bitar (UnirG)
17h00: Faz sentido falar em colonialismo hoje? - Maurício Hashizume (UFT)
Quarta-feira (19/05)
14h20: A extensão universitária é ciência? - Maria Santana Milhomem (Pró-reitora de extensão - UFT)
15h00: Narrativa e memória: o trabalho das Quebradeiras de Coco da Região do Bico do Papagaio em “Raimunda a ‘Quebradeira” - Milena Botelho (UFT)"
15h40: A Narrativa Autonomista no Jornal Ecos do TO - Aurielly Painkow (UFT)
16h20: A comunicação como instrumento na preservação da história da Comunidade Quilombola Barra da Aroeira - Maria Helena Borges (UFT)
17h00: Se eu não souber, que falta faz? Reflexões sobre a desigualdade de gênero na política tocantinense - Eduardo Azevedo (UFT)
Transmissão no canal https://www.youtube.com/user/uftoficial