Jornalismo da UnirG realiza curso on-line sobre checagem de fatos em parceria com UFT e Sindjor-TO

11 de Maio de 2021

Para promover práticas responsáveis na comunicação e no jornalismo tocantinense. será realizado hoje, 11, e no próximo dia dia 18, o curso on-line “Checagem de Fatos”.  A capacitação será mediada pelos jornalistas do “DesminTO”, um grupo especializado de dez profissionais responsáveis por checar a veracidade de informações a respeito da pandemia no Tocantins, além de divulgar fatos verificados no Instagram e no Twitter. O encontro será pelo Google Meet, a partir das 19h30.

A professora Marina Bitar do curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi - UnirG chama a atenção para a importância do momento. "Estamos vivendo uma realidade em que as pessoas ficam perdidas diante de tantas informações disponíveis nos aparelhos celulares. Muita gente não sabe como verificar as informações que recebe, não sabe fazer uma pesquisa para checar os dados e fatos. Por isso, cursos sobre checagem de fatos e educação midiática são tão importantes, para que as pessoas sejam capazes de consumir conteúdo de forma crítica e responsável", destaca Bitar.

“Checagem de Fatos” é promovido pelo curso de jornalismo da UnirG e o Coletivo DesminTO, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins – UFT e do Sindicato dos Jornalistas do Tocantins (Sindjor - TO). As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/4pMiyEzLR9G1Co7G6.

Sobre o DesminTO

Criado em março de 2020, o grupo é composto por Brener Nunes, Eduardo Azevedo, Gabriela Melo, Gina Geipel, Glês Nascimento, Mylena Ribeiro, Pedro Thiago, Rafaela Lobato, Ray Viana e Wherbert Araújo. Os profissionais são responsáveis por buscar a verdade entre  informações duvidosas relacionadas à pandemia disseminadas diariamente, principalmente, pelo aplicativo de conversas WhatsApp.

Redação: Ana Neuberger (estudante do curso de Jornalismo da UnirG)

Edição: Meiry Bezerra