UnirG e Prefeitura promovem ação artística sobre movimento pela vida em combate a Covid-19

25 de Março de 2021

A Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil - Proecae da Universidade de Gurupi - UnirG, por meio da Casa de Cultura da UnirG, e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizam na manhã desta quinta-feira, 25, no Parque Mutuca a gravação da ação  "Movimento Unidos pela Vida" de sensibilização e combate a Covid-19.

A ideia foi montar uma instalação e realizar apresentações artísticas com intuito de chamar a atenção da sociedade gurupiense para a prevenção da doença. Foram espalhadas no local 100 cruzes, representando as centenas de pessoas que perderam a vida pelo Coronavírus, em Gurupi. As imagens da gravação serão divulgadas em um vídeo que será distribuído em breve.

Os artistas da Casa de Cultura estão envolvidos na organização da ação. Apresentações musicais e teatrais fizeram parte do cenário. A instalação artística com o tema "Vacinação contra a Covid", criada pelo artísta plástico Henrique Viegas,  também ficará disponibilizada no Parque.

Conforme a Pro-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil, Ma. Miréia Aparecida Bezerra,  a arte é uma forma do ser humano expressar suas emoções. "O Movimento Unidos pela Vida é uma ótima iniciativa, pensando em como as linguagens artísticas podem impulsionar a luta contra o Coronavírus, por meio da sensibilização aos cuidados que devemos ter. Além disso, queremos prestar nosso reconhecimento, gratidão e homenagem aos profissionais da saúde que estão na linha de frente", falou.

"Nossa intenção é unir forças, através da arte e chamar a atenção da população sobre a importância da vacinação e da preservação da vida. De mãos dadas com a Secretaria Municipal de Cultura aproveitamos o momento para captar depoimentos de pessoas que têm histórias relacionadas com a Covid, e assim, gravar um vídeo da ação", completou o coordenador da Casa de Cultura, professor Audimar Dionízio.

De acordo com a secretária municipal de cultura e turismo, Drª Lady Sakay, tem sido muito dificil o momento vivenciado de enfrentamento  a Covid. A principal ação que deve ser feita é a conscientização individual. "Devemos buscar informações científicas, utilizar todas as precauções e cuidados de higiene e distanciamento social. Sabemos que nem todos podem ficar em casa, mas precisamos agir de forma as preservar vidas. A classe artística foi uma das mais impactadas, e queremos que essa intervenção realizada aqui hoje no Parque Mutuca toque os corações e mentes da população para que possamos vencer essa luta", afirmou Sakay.

Pessoas que contraíram a doença ou que perderam alguém pela Covid também estiveram presentes. Como é o caso da assessora de cultura da Casa de Cultura, Alessanda Duarte, que contaminou-se pela doença. Ela relata o desafio em ter enfretando o vírus.

"Graças a Deus não tive nenhuma complicação, mas o processo de isolamento na própria casa, longe do meu esposo e filho, recebendo comida pela brecha da porta também me abalou muito. Essa experiência vai muito além dos sintomas que tive, foi dificil, mas sabemos a importância disso para a preservação da saúde, principalmente, das pessoas próximas a mim. Quem ainda não passou por isso, prevenir com certeza é a melhor forma a se fazer", falou Duarte.

O professor Audimar perdeu familiares pela doença. "Expressar por meio da arte, a dor de toda a população que teve esse contato direto com a Covid, para mim é muito importante. Esse sentimento de perda deve ser transformado em informação para que outras famílias não passem pelo que passamos. Eu perdi o sogro e dois tios pelo vírus e essa dor é imensa, por que ainda sofremos em não poder nos despedir. Queremos aqui representar a nossa força, que é a arte, para levar informação as pessoas, por meio da sensibilização", relatou Dionízio.

O material produzido será disponibilizado para os diversos veículos de comunicação. A ação é coordenada pela secretária de cultura e turismo, Drª Lady Sakay e pelo gestor da Casa de Cultura da UnirG, Audimar Dionizio.

O material instalado permanecerá no Parque Mutuca por alguns dias para que todos sensibilizem da importância da prevenção com os cuidados da higiene com a saúde e a vacinação no combate a Covid-19.