Ao continuar navegando você concorda com as Políticas de Privacidade desse site.
18 de Março de 2021
Uma comissão criada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, está percorrendo as cidades que têm Casa do Estudante no Estado. Ontem, 17, a comissão esteve em Gurupi e se reuniu com equipes da Reitoria e da Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil (Proecae) da Universidade de Gurupi - UnirG.
Participaram da reunião a Pró-reitora, Ma. Miréia Aparecida Bezerra, o Assessor da Proecae, professor Clifton Morais e os servidores da Seduc, Fernando Mota da Silva Martins e João Vítor Brasil Carvalho.
O objetivo é fazer um levantamento das principais necessidades destas unidades, buscando viabilizar a regularização da participação dos alunos que moram ou pretendem disputar uma vaga na casa do estudante.
Depois de uma vistoria na Casa do Estudante de Gurupi, juntamente com equipes da UnirG, a comissão do Governo identificou problemas na parte estrutural. Também foi verificado que será preciso fazer uma atualização cadastral de todos estudantes que vivem no lugar.
Para a Reitora da UnirG, Drª Sara Falcão, as melhorias na estrutura e no regimento são fundamentais, e as parcerias são importantes neste processo. "A UnirG sempre estará pronta para dar o suporte necessário ao Governo nos cuidados da casa do estudante. Precisamos manter os alunos de forma geral bem amparados", destacou a reitora.
No encontro, a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assistência Estudantil da UnirG, Ma. Miréia Pereira, sugeriu a criação de um estatuto e que seja lançado um edital geral com cotas para todas as Universidades, em que cada unidade educacional seja responsável por fazer o crivo dos interessados.
"Também sugerimos que seja indicado um nome, podendo ser do município, para fiscalizar constantemente as atividades realizadas na Casa do Estudante. Assim teremos uma segurança maior e um controle mais pontual de todos os participantes", destacou.
Para o professor Clifton Morais, que também participou do encontro, estas ações estão vinculadas às políticas de inclusão e atendimento ao discente, conforme Plano de Desenvolvimento Institucional, uma vez que a casa do Estudante pode contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, a permanência e a conclusão do curso de graduação de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Fernando Mota, integrante da comissão oficial acatou todas as sugestões e disse que as parcerias são fundamentais. Tudo que foi colocado em pauta, será encaminhado para a Secretaria da Educação do Governo. Outras reuniões devem ser realizadas para alinhar a discussão.