Egressa de Jornalismo publica trabalho sobre a história do primeiro cinema de Gurupi

04 de Março de 2021

A jornalista Aline Marques, formada pela Universidade de Gurupi - UnirG, teve um artigo de Trabalho de Conclusão de Curso publicado em livro digital recém-lançado pela Instituição. Intitulado ‘Ciência em Conexão no Desenvolvimento Regional’, o e-book aborda uma série de artigos desenvolvidos por professores e alunos da UnirG, explorando diferentes temáticas ligadas ao desenvolvimento da região Sul do Tocantins.

O artigo da jornalista foi produzido com a orientação da professora do curso de Jornalismo, Ma. Alessandra Duarte e o ex-professor Me. Paulo Albuquerque. O material retrata momentos vividos no primeiro cinema da cidade de Gurupi, que ditou moda nos anos 60. Fruto de uma pesquisa realizada em 2019, o artigo teve como entrevistados alguns dos pioneiros da cidade que vivenciaram a época.

Intitulado de ‘Boa Sorte, o cineteatro que influenciou a juventude gurupiense por quase duas décadas’, o artigo traz uma perspectiva de como era o município de Gurupi logo após sua emancipação. O cinema, que chegou à região antes mesmo da chegada da televisão, tornou-se o primeiro forte meio de comunicação de massa e ponto de encontro da época.

O Cine Boa Sorte possibilitou aos gurupienses conhecerem novas culturas, estilos de vida e outros contextos sociais. Este era o lugar dos casais apaixonados, de muita alegria e acima de tudo, informação. Os filmes apresentavam realidades distintas de diversos lugares do Brasil e do mundo.

“Estou muito feliz por ter esse trabalho publicado e com muita gratidão aos meus orientadores na época, Paulo e Alessandra, que me ajudaram na escolha do tema e desenvolvimento da pesquisa. Esse material pode ser muito importante para as gerações futuras, porque é um tema inédito. Pude conhecer pioneiros de Gurupi e ver de perto a emoção deles ao relembrar como o primeiro cinema do nosso município influenciou em suas vidas”, explica a jornalista.

O livro já pode ser acessado em formato digital, pela editora CRV, por meio do link https://editoracrv.com.br/

(Colaboração da professora de Jornalismo Ma. Alessandra Duarte).

Confira aqui a publicação sobre o e-book.