Prefeita de Caseara solicita implantação de campus da UnirG no município

11 de Fevereiro de 2021

Mais uma cidade tocantinense manifesta interesse em receber um campus avançado da Universidade de Gurupi – UnirG. Na tarde de ontem, 10, a prefeita de Caseara, Ildislene Bernardo da Silva Santana, visitou a UnirG para requerer o início dos estudos de viabilidade para implantação de um campus no município, localizado na região oeste do Estado.

A gestora foi recebida pela prefeita de Gurupi, Josi Nunes, pela reitora da UnirG, Drª Sara Falcão, pelo presidente da Instituição, Thiago Miranda e pelo Diretor Administrativo Financeiro, Oximano Jorge. Também estiveram presentes o Secretário de Educação, de Caseara, Marcos Antônio e o Secretário de Turismo e Meio Ambiente, Paulo Ferreira da Mata.

“A UnirG é uma Instituição de credibilidade. Temos visto como o processo de expansão para Paraíso do Tocantins tem alegrado a população daquela cidade, e estamos muito esperançosos de que esse projeto dará certo e também irá levar benefícios para nossa região”, disse a Prefeita Ildislene.

Os gestores de Caseara afirmaram o interesse em receber um curso de graduação em Agronomia. “Atualmente ele não é ofertado pela UnirG mas, a partir da solicitação do município, podemos estudar a possibilidade de implantação, atendendo ao desejo da população local”, disse a reitora Sara Falcão.

O presidente Thiago Miranda explicou como são organizadas as parcerias para que a Instituição implante campus fora de Gurupi. “O município interessado deve conceder a estrutura física necessária, pois as mensalidades cobradas pela UnirG não visam lucro”, disse.

Também foram discutidas possibilidades de oferta de cursos na modalidade a distância, pós-graduação e cursos de capacitação para servidores de públicos. Após o protocolo da solicitação, a Prefeitura de Caseara também deverá enviar informações necessárias para que o projeto seja encaminhado ao Conselho Acadêmico Superior da UnirG, que irá apreciar a solicitação. Em seguida, o processo será encaminhado ao Conselho Estadual de Educação para requerer o credenciamento do campus em Caseara.

A comitiva de Caseara visitou o Centro Administrativo, campus I e II da UnirG para conhecer a infraestrutura, acompanhados da prefeita Josi Nunes e gestores da Instituição.

Expansão

Esse ano a UnirG já recebeu pedidos oficiais de implantação de novos campi nas cidades de Alvorada, Pium, Formoso do Araguaia e Caseara.

Atualmente a Universidade de Gurupi se prepara para iniciar as atividades no campus de Paraíso do Tocantins. O Decreto de Credenciamento do campus foi assinado pelo governador Mauro Carlesse em janeiro.

A Instituição ainda aguarda a publicação da autorização para oferta do curso de Medicina e, caso o parecer seja favorável, deverá abrir o primeiro processo seletivo em março com a oferta de 60 vagas no novo campus. A intenção é que outros cursos também sejam implantados na cidade.